Aprender como encantar clientes é fundamental para que seu negócio se mantenha competitivo e com plena capacidade de crescimento. Assim, melhorar a experiência do seu público promete aumentar os lucros no curto prazo e levar à expansão da marca em momentos futuros.
O encanto, diferentemente de outras formas de relacionamento com a audiência, representa um grau mais profundo de fidelização, alcançado apenas por meio de produtos e serviços de qualidade, alinhados a um atendimento humanizado e atencioso.
Se você quer aprender como encantar seus clientes e potencializar suas vendas, continue a leitura!
O que significa encantar os clientes?
Esse termo, que parece até associado a ideias lúdicas, normalmente indica uma situação de ótima relação entre os consumidores e a marca. Tal prática traz diversos benefícios para negócios de todos os tamanhos.
A Disney, por exemplo, é reconhecida por encantar os visitantes e oferecer um atendimento de primeira linha em seus parques, atraindo pessoas do mundo inteiro a fim de conhecer os produtos e serviços ofertados. Agora, olhando para a realidade do seu negócio, podemos definir o encanto dos clientes como:
- aumento da satisfação dos consumidores;
- recomendação;
- fidelização de clientes;
- menor custo de aquisição de clientes;
- fortalecimento da autoridade da marca;
- ganho de credibilidade no mercado.
Como encantar os clientes na prática?
Agora que você já entende como esse conceito é importante para auxiliar no desenvolvimento de melhorias no negócio, veja como adaptar esses conceitos teóricos para a sua realidade.
1. Faça o arroz com feijão
O primeiro passo para encantar clientes é fazer o básico bem feito, o famoso arroz com feijão. Por meio de um trabalho simples e competente, você pode superar as expectativas dos consumidores e, apenas depois, pensar em aprimorar diversos aspectos do seu negócio.
A verdade é que grande parte das empresas brasileiras ainda precisa melhorar questões básicas como gestão, atendimento, cumprimento de prazos e demais pontos que compreendam o mínimo necessário. Ao cuidar bem desses aspectos simples, você já está acima da média nacional, sem dúvida alguma.
Depois, você pode pensar em estratégias de fidelização de clientes, entender quais as dores, os desejos, os medos e as objeções da sua audiência. As suas decisões devem se basear nesses elementos, para garantir que as necessidades dos clientes serão supridas pelos seus produtos e serviços.
2. Entregue valor
Com o objetivo de encantar clientes, você precisa gerar valor para o indivíduo que depositou a confiança dele na sua oferta. Isso significa oferecer soluções para os problemas desses consumidores de forma que eles realmente enxerguem o quão valioso o seu serviço ou produto é, fazendo com que o preço não seja uma objeção.
Muitas vezes, quando o cliente acha que algo está caro, é porque não enxerga valor no que está sendo vendido. Então, a fim de que o público fique encantado com os seus produtos e a qualidade do seu serviço, é preciso contribuir com o sucesso dos seus clientes.
Assim, eles passam a valorizar ainda mais o seu negócio, se tornando promotores da marca, o que reduz os seus custos e aumenta sua cartela de consumidores.
3. Supere as expectativas
Uma vez que você já garantiu o básico bem feito e tem em mente que é preciso entregar valor para os seus clientes, supere as expectativas do seu público. Entregue além do combinado e faça ofertas exclusivas, ou seja, mostre opções que os consumidores não encontram nos seus concorrentes.
Para isso, você precisa ter conhecimento de mercado, saber o que outras empresas desse setor estão fazendo e como você pode se destacar. Analise as lacunas do seu nicho e tente suprir com produtos e serviços incríveis na intenção de superar as expectativas dos clientes.
4. Foque a jornada de compra
A jornada de compra do cliente deve ser um dos seus principais focos estratégicos para garantir o encantamento. Você precisa considerar:
- os pontos de contato do cliente com o negócio;
- os canais de atendimento utilizados pelo consumidor;
- por quais etapas ele passa antes de comprar;
- quais as principais dúvidas que ele tem ao longo da jornada;
- quais as necessidades do cliente em cada fase do relacionamento com o seu negócio.
Garanta a melhor experiência possível em cada um desses pontos e não se esqueça de tirar todas as dúvidas que o seu cliente tiver, com o objetivo de diminuir os atritos de compra. Isso com certeza vai melhorar a qualidade do serviço oferecido e, consequentemente, a percepção do valor que o cliente tem a respeito do seu negócio.
Encantar consumidores vai além de apenas causar uma boa impressão. É necessário gerar um impacto positivo na vida deles e solucionar problemas, conectando sua marca aos seus clientes.
5. Crie uma estratégia de pós-venda
O processo de encantar clientes não termina quando uma compra é finalizada. É preciso garantir também uma excelente experiência de pós-vendas a fim de manter a satisfação do consumidor lá no alto.
Mantenha contato com seus clientes depois da compra, perguntando se o produto atingiu as expectativas e o que mais você pode fazer para ajudá-los. Além disso, é interessante manter o relacionamento com eles a longo prazo na intenção de entender como o seu negócio consegue contribuir para outras necessidades que possam ter no futuro.
6. Fortaleça o relacionamento
Uma das melhores maneiras de encantar clientes é fortalecer o relacionamento com eles e apostar em estratégias de fidelização. Mas como fazer isso? Com atendimento de primeira, baixo tempo de espera, alta taxa de esclarecimentos e resolução de problemas.
Nunca deixe um cliente sem respostas e busque sempre permitir o acompanhamento da solicitação do consumidor para ele ter perspectivas de quando o seu problema será resolvido e qual o status atual do chamado.
Além disso, a fim de fortalecer o relacionamento, é necessário ir atrás das informações sobre os clientes, expandindo seu conhecimento sobre quem são eles, do que eles precisam e qual o momento de vida que estão enfrentando. Assim, você consegue aprimorar suas soluções e personalizar cada vez mais o seu serviço para um público fiel.
7. Estruture a empresa
A excelência nos serviços oferecidos aos seus clientes vem de dentro do negócio. Por isso, se o seu objetivo é encantar consumidores, é essencial estruturar o seu negócio de ponta a ponta. Essa prática envolve fortalecer, em especial, três pilares: processos, pessoas e soluções de tecnologia.
O seu negócio deve ter operações organizadas e controladas por métricas e metas bem definidas. Além disso, o time precisa ser constantemente treinado para enfrentar os novos desafios da empresa e atender à demanda de clientes, principalmente em um momento de escalada do negócio.
8. Use a tecnologia
Outro ponto importante é adotar ferramentas tecnológicas para suportar os processos e facilitar o trabalho da equipe. Hoje, existem diversas soluções de gerenciamento de time e de atendimento ao cliente que automatizam tarefas manuais, agilizando as operações no seu negócio, além de aumentar a produtividade dos profissionais.
Diante desse contexto, analise as possibilidades disponíveis e defina quais tecnologias você precisa adotar com a intenção de otimizar o fluxo de trabalho no negócio.
Tudo isso contribui ativamente para um melhor desempenho nas suas atividades junto aos clientes e, consequentemente, para um serviço de excelente qualidade, que vai encantá-los.
9. Tenha um bom atendimento
O atendimento não poderia ficar de fora da nossa lista. Para mais de 80% dos consumidores brasileiros, esse é um fator determinante na decisão de compra. Portanto, não deixe de treinar sua equipe, oriente sobre as boas práticas e, principalmente, tenha empatia com seu público.
A capacidade de se colocar no lugar do cliente é fundamental a fim de desenvolver produtos com mais qualidade, conhecer de fato as suas dores e conseguir apresentar soluções inovadoras nesse mercado.
10. Diversifique as opções de pagamento
Ao implementar melhorias nos sistemas de pagamento, você traz mais inteligência, segurança e praticidade para a empresa e aos consumidores. Por isso, implementar diversas possibilidades de pagamento contribui diretamente para o conforto do público.
Opções de pagamento à vista e parcelado são os mais básicos, mas é possível estender essa lista na intenção de incorporar o Pix, QR Code, transferências, entre outras. Assim, o cliente pode usar o meio de pagamento que for mais conveniente em seu planejamento financeiro, garantindo que o processo de compra seja ainda mais simples.
11. Treine a sua equipe
Contar com colaboradores capacitados é fundamental para o sucesso do negócio, além de assegurar uma boa jornada de compra aos clientes, maximizando a satisfação deles e aumentando o grau de fidelização em seu negócio.
Com a intenção de oferecer treinamentos adequados ao seu time, é importante entender quais são as necessidades de cada indivíduo, bem como capacitações que façam sentido para todo o negócio.
Por meio de investimentos em treinamentos, é possível deixar sua equipe mais motivada, o que vai refletir no atendimento ao consumidor. Além do mais, com as habilidades necessárias, todos os envolvidos no suporte vão saber como solucionar problemas que venham a aparecer.
12. Conheça o seu cliente
Outro passo importante para encantar os consumidores é conhecê-los. Por exemplo, ao saber quem são os seus clientes, fica mais simples fazer promoções e ofertas que sejam adequadas ao perfil deles.
Da mesma forma, esse tipo de entendimento facilita na hora de se relacionar com o público e oferecer conteúdos que agreguem valor à jornada dele. Portanto, vale investir em formas de aumentar suas informações sobre quem compra de você.
Nesse sentido, há várias dicas que podem ajudar. Por exemplo, contar com uma boa base de dados é um ótimo passo para elevar seu nível de informações. Outra opção é desenhar uma persona para o negócio. Porém, vale ter atenção quanto à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) para não ter problemas.
13. Ofereça uma boa experiência
Uma boa jornada de compra pode ajudar a superar as expectativas dos consumidores e, consequentemente, aumentar o grau de encantamento com o seu negócio. Portanto, é válido investir em boas ações que ajudem nessa etapa.
Por exemplo, antes de os potenciais clientes começarem a comprar de você, é possível investir em marketing de conteúdo e, desse modo, já começar a agregar valor à jornada. Além disso, resolva os problemas rapidamente, ofereça suporte e pós-vendas e entregue o que prometeu.
Como dissemos na primeira dica, fazer o feijão com arroz é uma das formas de encantar os clientes. A partir dessas ações, você consegue oferecer uma boa experiência de consumo e garantir fidelização em seu negócio.
14. Personalize o atendimento
Que o atendimento faz diferença para manter os consumidores comprando do seu negócio, você já sabe. Agora, também é importante oferecer um suporte personalizado, que atenda às necessidades de cada cliente.
Nesse sentido, softwares que ajudem a entender o padrão de consumo são grandes aliados, o que vai contribuir para você fazer ofertas pertinentes a cada indivíduo. Lembrando que o atendimento deve ser humanizado e estar sempre pronto para prestar o auxílio do qual a pessoa precisa.
15. Resolva problemas rapidamente
Já chegou a uma loja na qual você comprou algo estragado e, ao solicitar ajuda para resolver essa adversidade, teve que esperar um longo tempo? Isso acaba irritando e fazendo com que, em outras oportunidades, repense se vale fazer outra negociação com o negócio.
Portanto, em questões simples e que são fáceis de resolver, tenha agilidade. Para isso, é necessário que os colaboradores estejam prontos e saibam como agir em situações como a descrita. Assim, seu cliente sai satisfeito e, caso precise, tende a voltar a comprar do seu negócio.
Quais os benefícios de encantar os clientes?
Ao colocar tais ideias em prática, você consegue aumentar a satisfação dos atuais clientes, potencializar sua fidelidade e ainda pode atrair um novo público. Assim, com mais vendas e recursos disponíveis, seu negócio entra em um ciclo positivo de desenvolvimento que gera mais resultados e permite melhorias constantes em sua oferta.
Mesmo que você consiga implementar apenas algumas das ideias apresentadas, isso já funciona no intuito de melhorar aspectos fundamentais do negócio, mudando definitivamente a imagem da sua marca no mercado.
Viu como encantar clientes é uma prática possível para qualquer realidade? Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, empresas líderes não iniciam sua trajetória com grandes investimentos, mas com pequenos ajustes no cotidiano que tornam a experiência de consumo do seu público cada vez melhor.
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