Todos os anos, o Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março. A sua empresa já começou a se preparar para essa data?

Se você acompanha o blog há algum tempo, já percebeu que um dos nossos lemas para se preparar para as datas comemorativas é: planejamento sempre.

Então, é importante já começar a pensar no que você irá fazer este ano para alcançar os clientes e estimular a compra dos seus produtos.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você implementar no seu negócio e aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais, fidelizar novos clientes e alavancar o seu negócio. Teste as opções e avalie os resultados, apostamos que você não irá se arrepender.

Mas, primeiro, vamos saber um pouco mais sobre a história dessa data? Vem ver!

Como surgiu o Dia do Consumidor?

Você provavelmente já sabe que o Dia do Consumidor é uma boa oportunidade para se conectar com os seus clientes e aumentar as vendas. Mas você sabe como essa data surgiu?

A história do Dia do Consumidor começa em 1962, com o presidente dos Estados Unidos naquele momento, John F. Kennedy. O objetivo inicial, no entanto, não era criar uma data com fins comerciais.

O que o governante queria era discutir com o Congresso americano os direitos dos clientes. Apenas em 1983 é que o Dia do Consumidor foi instituído oficialmente como uma data comercial. Nos EUA, esse dia é conhecido como World Consumer Rights Day (ou Dia dos Direitos do Consumidor).

No Brasil, ela se tornou um marco para as empresas realizarem campanhas dedicadas aos seus clientes.

O Dia do Consumidor é um momento importante para relembrar a importância de valorizar e respeitar o cliente, algo que deve ser feito o ano todo.

Na Stone, por exemplo, nossa filosofia é a de que o cliente é nossa razão de ser. Por isso, priorizamos um atendimento rápido, em 5 segundos, para todos os nossos clientes.

Como nosso parceiro, você recebe todo suporte que precisa e pode contar com um agente Stone indo até o seu balcão quando você quiser.

Conheça tudo que a Stone pode fazer pelo seu negócio, te ajudando a vender mais e a gerir seu negócio da melhor forma!

Agora que você já conhece a história do Dia do Consumidor e entendeu a importância da data para o comércio, é hora de colocar a mão na massa e começar a se planejar:

6 dicas para vender mais no Dia do Consumidor

Listamos algumas estratégias para você adotar neste 15 de março, oferecer uma experiência incrível para os seus clientes e vender mais.

As dicas que vamos trazer aqui são importantes passos para você vender mais no dia 15 de março e durante todo o mês.

Aproveite essas estratégias para fidelizar os novos clientes que comprarem da sua loja e manter os consumidores mais antigos, oferecendo condições especiais para eles.

Confira!

Ofereça descontos

Os cupons de descontos são alguns dos favoritos dos consumidores. Afinal, para eles, desconto é sinônimo de economia.

Para adotar essa estratégia, leve os seguintes pontos em consideração:

  • Considere o orçamento da empresa (quanto de desconto você pode oferecer sem prejudicar o negócio financeiramente?);
  • Identifique quais são os produtos que merecem desconto (pense nos favoritos do público, os mais vendidos, os menos vendidos, os que estão perto da validade);
  • Estabeleça o tempo em que o desconto ficará ativo (não precisa ser apenas durante o dia 15 de março; o desconto pode durar o mês todo ou uma semana, por exemplo)

O importante é que os descontos tragam alguma vantagem para o seu cliente e sejam relevantes para o público. Não faça ofertas apenas por fazer, porque, dessa forma, a estratégia pode se virar contra a sua empresa.

Hoje, os consumidores estão muito mais conscientes e percebem quando a empresa não está oferecendo descontos reais e apenas maquiando preços abusivos.

Decore seu negócio

Se você tem uma loja física, para lembrar os clientes do Dia do Consumidor, uma ótima dica é decorar o estabelecimento.

Essa é a hora de colocar a criatividade para jogo e pensar em uma decoração que tenha a ver com o setor do seu negócio e os interesses do seu público.

É importante começar pela vitrine, porque ela tem um papel importante para atrair as pessoas para dentro da sua loja. Então, capriche nessa parte.

Se quiser, dentro da loja, você pode espalhar fotos da equipe em momentos de descontração com os cliente e de ações que a sua loja já faz para os consumidores em anos anteriores.

Para ir além da decoração, você pode criar gincanas com os consumidores no dia 15 de março. Os ganhadores podem levar alguns produtos da sua loja, por exemplo. Isso irá estimular as pessoas a irem até a sua loja e convidarem amigos para participar da gincana.

Divulgue as condições especiais

Tão importante quanto desenvolver estratégias comerciais no Dia do Consumidor é divulgá-las para que o seu público saiba o que a sua empresa está fazendo.

Para isso, utilize as redes sociais para compartilhar os descontos e iniciativas especiais para a data.

Essa estratégia envolve tanto posts orgânicos, como anúncios pagos. No primeiro caso, aqui vão algumas dicas:

  • Deixe claro qual é o desconto e quais são os produtos em oferta;
  • Evite letras miúdas para evitar mal-entendidos;
  • Faça uma arte e uma chamada atrativas para chamar a atenção do público (confira algumas ideias neste post);
  • Deixe claro qual é a ação que o público tem que tomar depois de ver o post (clicar no link da bio, deixar um comentário, marcar alguém, enviar uma DM para a sua marca, etc.);
  • Crie concursos rápidos que darão prêmios aos vencedores (por exemplo, o melhor comentário leva um produto da loja).

Já para os posts impulsionados, além das dicas acima, você deve considerar as seguintes estratégias:

  • Faça um planejamento orçamentário para entender quanto você pode gastar com anúncios;
  • Comece aos poucos, testando a divulgação paga com os posts que tiveram mais engajamento;
  • De acordo com os resultados, aumente os investimentos.

Personalize brindes

Personalizar brindes é uma estratégia simples, que não precisa de um investimento alto, mas que pode ter um efeito bem positivo entre os clientes.

Inclua o nome dos consumidores nos brindes e tenha alguns tipos diferentes de brindes para o cliente escolher aquele que mais gostar.

Antes de desenvolver os brindes, uma dica é usar a caixinha de perguntas ou a enquete do Instagram para entender que itens os consumidores iriam gostar de receber de brinde.

Outra ideia para complementar essa estratégia é estabelecer parcerias com outras lojas para oferecer brindes. Nesse caso, você pode oferecer uma amostra grátis de um produto da loja parceira como brinde. Da mesma forma, a loja oferece um brinde da sua loja para os próprios clientes.

Com isso, você expande o alcance da sua marca para um público mais amplo, atraindo mais pessoas para a sua loja e, consequentemente, aumentando as vendas.

Faça parcerias

Retomando o que dissemos no tópico anterior, as parcerias podem ser um bom negócio para o Dia do Consumidor. Mas se você não sabe por onde começar esse processo, não se preocupe. Aqui vão algumas dicas:

  • Faça uma lista com possíveis parceiros (uma busca nas redes sociais e no Google é o suficiente para começar), considerando o público-alvo, o setor de atuação e a forma como a marca se comunica com as pessoas;
  • Observe de quais outras lojas os seus clientes compram e quais marcas seguem (com isso, você tem uma ideia melhor sobre quem convidar para a parceria);
  • Aborde o possível parceiro de forma leve, com uma mensagem simpática pelas redes sociais, como neste exemplo:

"Olá, [nome da marca ou da pessoa responsável],

Sou [Seu nome e cargo na empresa], tudo bem?

O Dia do Consumidor está chegando e estou pensando em fazer algumas ações para comemorar a data.

Acredito que a [loja do parceiro] e a [sua loja] têm vários pontos em comum e poderiam realizar uma ação em conjunto. O que acha de conversamos sobre isso? Que tal [sugestão de dia e horário]?

Agradeço pela atenção.

Um abraço,

[Seu nome]"

Depois, é importante medir os resultados das ações realizadas em conjunto. Isso será importante para avaliar se faz sentido manter a parceria para outras datas comemorativas ou se é preciso ajustar alguns pontos.

Dedique-se aos seus clientes

O Dia do Consumidor é uma data inteiramente dedicada aos clientes, por isso, nada faz mais sentido do que focar 100% neles e nas necessidades que eles têm.

Então, todas as ações que você fizer no seu negócio devem levar o seu consumidor em consideração.

Para se preparar para a data, você pode conversar com alguns clientes e discutir sobre quais iniciativas seriam interessantes para eles.

Monte uma planilha com os principais insights e priorize aqueles que trarão resultados mais efetivos. Mas não descarte as outras ideias.

Mantenha essa planilha atualizada de tempos em tempos e consulte o material sempre que necessário. Assim, você terá ideias sempre frescas para aplicar no seu negócio.

E aí, como estão os preparativos para o Dia do Consumidor? Se quiser mais sugestões para implementar nessa data confira nosso post com 12 dicas para fazer promoções nas redes sociais.

Até a próxima!