Quer saber como tirar uma foto perfeita para vender seus produtos? Mesmo sem contar com equipamentos profissionais e um amplo conhecimento de fotografia, é possível chamar a atenção dos clientes por meio de imagens bonitas e bem produzidas. Além de otimizarem sua divulgação, elas são responsáveis por produzir desejo e interesse na sua audiência.
O visual é extremamente importante para cativar o público e trazer gente interessada para o seu negócio. Desde a publicidade tradicional até o marketing digital exigem alguns cuidados com as imagens utilizadas em suas campanhas. Se você quer saber quais as melhores formas de conseguir excelentes fotos, continue a leitura e confira nosso post com dicas de fotos para pequenos negócios!
Qual é a importância de tirar boas fotos?
Quantas vezes você já olhou em aplicativos de delivery e desistiu de pedir um lanche pois a foto estava feia? Ou desistiu de comprar algum item pois as fotos não traziam informações suficientes sobre o produto? Certamente isso aconteceu várias vezes.
Por isso, quem atua no comércio necessita contar com os recursos visuais necessários para trazer mais segurança aos seus clientes. Especialmente para os negócios que estão focados em vender por meios digitais, as fotos são a principal referência que o cliente tem sobre seus produtos. Assim, elas precisam ser claras, nítidas e apresentar as características que compõem o item vendido.
Isso não serve apenas para atrair clientes, mas para mostrar aos consumidores como o seu negócio se preocupa com as diversas etapas da experiência de compra. Além disso, boas imagens fazem com que os clientes não fiquem confusos sobre as características do produto, evitando o aumento no número de devoluções e reclamações.
Quais são as dicas para fotos perfeitas?
Agora que você já sabe qual é a importância de tirar boas fotos para pequenos negócios, que tal ver as principais dicas para ter imagens perfeitas e atrair clientes pelo visual? Para isso, separamos diversas boas práticas que vão ajudar você a arrasar nessa parte. Vale a pena conferir!
1. Preste atenção na iluminação
A luz é um dos elementos mais importantes para tirar boas fotos. Dê preferência à iluminação natural, durante o período da tarde, até às 15h. Caso não seja possível utilizar esse tipo de luz, não acione o flash da sua câmera de celular, porque a foto perde muito em qualidade.
Se puder, compre uma ring light (uma luz artificial em formato de anel) para garantir a iluminação da foto. Outra opção é usar uma folha sulfite para refletir a luz. O ideal também é tirar a foto na contraluz para evitar o aparecimento de sombras.
2. Faça testes
Os testes são importantes para ter diversas opções, testar diferentes ângulos, entender como montar o cenário adequado e dar enfoque ao que realmente importa: o seu produto. Portanto, vale caprichar nessa fase.
Para garantir a foto perfeita, a dica é: tire muitas fotos, mas muitas mesmo! Teste diferentes ângulos e cenários para comparar as imagens depois. Você pode, inclusive, pedir uma opinião para outras pessoas e perguntar qual a impressão que tiveram ao ver as fotos.
Assim, você tem uma ideia da percepção que os seus clientes vão ter ao olhar as imagens. Além disso, verifique as métricas de engajamento das imagens que já foram compartilhadas. Desse modo, é possível entender os gostos dos clientes e usar isso como base para as próximas.
3. Capriche na edição
A edição é uma etapa importante para ter um bom resultado com as suas fotos. Existem editores de imagem gratuitos na internet, como o Pixlr, em que é possível, inclusive, ajustar o tamanho das fotos para o seu site.
Outros editores profissionais, como o Photoshop, também são indicados para ajustes de luminosidade e contraste. Mas não abuse dessas modificações. Muitas alterações podem fazer sua foto ficar feia e perder a realidade, afastando os clientes.
O mesmo vale para os filtros. Com tantas opções, às vezes fica difícil resistir. Mas é preciso ter cuidado, porque eles conseguem distorcer a imagem e passar uma falsa impressão para os consumidores, que podem se sentir frustrados ao receberem o seu produto em casa. É claro que as fotos dos itens vendidos devem ser atrativas, mas elas devem ser realistas também.
4. Verifique a estabilidade e a altura
Para ter fotos nítidas e evitar imagens tremidas ou borradas, use um suporte, como um tripé, que garante a estabilidade das fotos. Existem diversas opções no mercado, com alturas e preços variados.
É um investimento que vale a pena se você quiser ter fotos com efeito profissional no seu site ou nas suas redes sociais. Mas você também pode garantir essa estabilidade improvisando com o que tem em casa, por exemplo, empilhando livros para conseguir o apoio necessário.
A altura de onde você tira a foto é outra coisa que influencia no efeito final. Lembra que falamos sobre os testes? Então, aqui também é indicado testar diferentes alturas na hora de tirar suas fotos para ver qual dá uma visão mais real do seu produto.
5. Crie contexto
Para atrair a atenção dos seus consumidores, aposte em contextos irreverentes para as suas fotos. Que emoção você quer passar com essa imagem e com o seu produto? Pense nisso e crie um cenário bacana para incluir o item. Só cuidado para não focar demais nesse cenário e apagar o seu produto.
Os itens vendidos são as grandes estrelas das fotos e os objetos em volta devem servir para destacar as qualidades dos produtos. Coloque alguns itens lado a lado para mostrar as suas dimensões.
Já se você vende comidinhas, por exemplo, postar fotos de alguém provando a receita nas suas redes sociais é uma boa pedida para deixar o cliente com vontade de experimentar. Além disso, se um mesmo produto tem diferentes cores ou tamanhos, você pode trazer isso para as suas fotos. Assim, o cliente consegue ver quais opções ele tem.
Agora, se você trabalha com e-commerce ou marketplace, o ideal é tirar as fotos em um fundo branco simples e mostrar todos os lados do produto. O objetivo aqui é dar destaque exclusivo aos itens vendidos.
6. Escolha o enquadramento e o ângulo
O enquadramento é uma forma de destacar o seu produto na imagem. Então, tire algumas fotos mais de perto, mostrando detalhes da embalagem ou do item, por exemplo, e outras um pouco mais distantes, que permitam ver o produto inteiro.
Explorar variados ângulos também é interessante para mostrar os detalhes de cada item. Como as redes sociais permitem dispor as imagens em um carrossel, inclua fotos diferentes para que o cliente consiga ver bem os produtos, como se ele estivesse em uma loja física.
Além disso, faça comparações para entender quais são as imagens que ficaram melhor, qual enquadramento destacou mais o seu produto e em que ângulo a foto ficou mais profissional e atrativa.
7. Entenda a resolução ideal
A resolução das suas fotos é bastante importante, principalmente porque as imagens podem pesar no seu site e deixá-lo mais lento para carregar. O ideal é optar por fotos quadradas, entre 600×600 e 1200×1200 pixels.
Além disso, vale entender quais são os tamanhos ideais para as redes sociais do negócio. Ao saber desses detalhes, você evita colocar fotos de péssima qualidade, dando mais credibilidade a todas as páginas do seu negócio. Assim, as chances de atrair mais consumidores e vender muito são bem grandes.
8. Invista em bons equipamentos
Escolher bons equipamentos com os quais contar pode fazer toda a diferença na hora de tirar fotos profissionais e usar o visual para vender mais no negócio. Por exemplo, existem celulares que oferecem uma qualidade maior do que outros.
Além disso, contar com equipamentos de iluminação para destacar os itens vendidos também é importante. Já caso o orçamento destinado para essa área seja maior, vale investir em uma câmera profissional para arrasar nas fotos.
Assim, você cria páginas de vendas fenomenais, consegue ter páginas nas redes sociais que passam muita credibilidade e, consequentemente, eleva as chances de chamar a atenção dos consumidores e aumentar as vendas.
9. Conte com a ajuda de profissionais especializados
Além de bons equipamentos, contar com profissionais que entendem de fotografias e que já possuem os recursos essenciais para conseguir boas imagens é uma ótima alternativa. Eles também já têm experiência e podem dar dicas que deixam tudo com uma cara ainda mais profissional.
Por exemplo, existem pessoas especializadas em tirar fotos de comida para o ramo alimentício. Assim, ao contar com esses indivíduos, você também está contratando a experiência que eles adquiriram ao longo da jornada profissional. Com isso, é muito provável que você tenha fotos realmente atrativas.
10. Tenha atenção ao foco
Ter atenção ao foco da imagem e direcionar a câmera para o local correto é mais uma etapa importante para ter imagens perfeitas em pequenos negócios. Se você não caprichar nesse aspecto, suas fotos saem desfocadas.
Com isso, parece que seu negócio não tem zelo no que faz e, consequentemente, ao invés de atrair pessoas, você vai afastar os consumidores. Portanto, vale ter calma e tirar fotos de qualidade. Além disso, pense sempre em como destacar seu produto de forma suave e agradável.
Quais os benefícios de investir nessas dicas?
Ao colocar essas dicas em prática, é possível realizar uma grande transformação dos seus anúncios, campanhas e redes sociais. Com um visual atraente e bons efeitos visuais, você consegue valorizar seus produtos e até mesmo aumentar o valor cobrado pelos itens.
Essa valorização associada à qualidade da marca é comum no comércio e se inicia quando o seu negócio começa a implementar estratégias mais profissionais na gestão de rede social e na produção de conteúdo.
Portanto, não deixe de implementar essas pequenas mudanças. Mesmo com o seu celular, é possível criar excelentes imagens. Caso falte inspiração, vale dar uma olhadinha no Pinterest, por exemplo, para se inspirar e criar cliques incríveis. Uma pesquisa por palavra-chave é suficiente para encontrar diversos exemplos úteis.
Conquistar uma foto perfeita ficou ainda mais fácil com essas dicas de fotos para pequenos negócios, não é mesmo? Com um pouco de carinho e criatividade, é possível desenvolver um conjunto de fotos detalhadas dos seus principais produtos. Isso impacta diretamente o volume de vendas e cria uma boa experiência para os seus clientes.
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