O primeiro ano de atividades, para muitos negócios, é o que define se eles terão sucesso ou precisarão fechar as portas de maneira precoce. Por isso, o empreendedor deve estar preparado desde o início para conseguir ultrapassar todos os obstáculos e fazer a empresa crescer.
Sabemos que isso não é fácil, especialmente para quem está empreendendo pela primeira vez. Então, preparamos um conteúdo completo, com as melhores dicas para o primeiro ano de empresa, a fim de que você esteja mais preparado para remar contra a maré e estabelecer a sua marca no mercado. Descubra a seguir o que te espera nos próximos 12 meses e conte com a gente para se manter firme nos seus objetivos!
Desafios com os quais a sua empresa pode se deparar no primeiro ano
O primeiro ano de atividades é decisivo para a maioria das empresas. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cada dez delas que abrem no país, seis não conseguem sobreviver e declaram falência antes mesmo de completar 12 meses de existência.
As razões para isso são diversas. Muitos donos de novos negócios são empreendedores de primeira viagem. Por isso, pode ser uma tarefa difícil fazer a empresa prosperar e, ao mesmo tempo, aprender todos os aspectos importantes relacionados a esse objetivo.
Além disso, o investimento para que o negócio se mantenha ativo nem sempre é uma aplicação a favor dos lucros. Isso significa que existe a possibilidade de passar meses tendo prejuízos sem receber nada em troca, e isso, além de ser desgastante, pode tornar ainda mais complicado segurar as pontas.
Por fim, a falta de experiência também prejudica a competitividade, e ganhar espaço em meio a concorrência fica cada vez mais difícil. Isso faz com que as vendas sejam poucas e requer ainda mais investimento em pontos como a estratégia de marketing para reparar os danos.
Mas, com dedicação e conhecimento, é possível escapar das estatísticas e superar os desafios. Veja a seguir as principais dicas para o primeiro ano de empresa e garanta o seu lugar em meio aos negócios que sobreviveram!
5 dicas para sobreviver ao primeiro ano da empresa
Se você está começando a empreender, certamente vai passar por desafios durante os primeiros passos do seu negócio. Para que ele tenha sucesso, você não pode desistir na primeira dificuldade com a qual se deparar. Por isso, confira 5 dicas para o primeiro ano de empresa que podem te ajudar a manter as atividades a todo vapor mesmo nas intempéries.
1. Faça uma boa gestão financeira
Dinheiro é um dos principais motivadores para muitas empresas fecharem as portas ainda no começo. Logo, você deve dar atenção especial à gestão financeira do seu negócio, mesmo que ele ainda esteja no início.
Se você não tem conhecimentos nessa área, invista na contratação de alguém que tenha. Essa pessoa será capaz de manter as suas receitas, despesas, obrigações e planos em ordem, evitando gastos além do necessário e direcionando o uso desse recurso tão precioso da melhor maneira possível.
2. Invista na qualificação da equipe
Os seus funcionários são as peças-chave para que o seu negócio continue em movimento. Mas colaboradores sem qualificação não conseguem agregar adequadamente e ainda podem ser o motivo para o seu fechamento precoce.
Portanto, invista constantemente em qualificação. Assim, você conseguirá aproveitar ao máximo o potencial de cada um dos seus funcionários e os seus clientes ficarão cada vez mais satisfeitos.
3. Use a tecnologia a seu favor
Quando falamos de negócios, um ano é um prazo bastante curto. Então, você precisa aproveitar muito bem o seu tempo para alcançar os melhores resultados durante esse período. Uma boa forma de fazer isso é contando com o auxílio da tecnologia.
Adote softwares que automatizem processos, processem dados úteis e, até mesmo, evitem o acúmulo de papéis na sua empresa. Eles também devem integrar todas as informações em nuvem, para que os colaboradores tenham acesso sempre que precisarem — com isso, você também contribui para a manutenção do meio ambiente e melhora a imagem da sua empresa.
4. Conte com boas soluções de pagamento
O tempo todo surgem novas soluções no mercado digital. Um exemplo é o Pix, que, apesar de recente, já faz parte da rotina de pagamentos de muita gente. Sendo assim, invista na inovação no seu negócio, fazendo com que os clientes te vejam com outros olhos.
É possível, por exemplo, implementar as mais recentes novidades em pagamento, como máquinas de cartão que contam com a tecnologia NFC, pagamentos digitais, o próprio Pix e muito mais.
5. Fidelize clientes
Ainda mais importante do que atrair clientes para o seu negócio é fazê-los ficar, ainda mais no primeiro ano de atividade. Então, invista em estratégias de fidelização eficientes, como:
- atendimento: muitos clientes colocam o atendimento acima do preço no momento de escolher uma empresa para as suas compras. Por isso, oriente os seus funcionários a prestarem um atendimento de excelência;
- relacionamento: o seu cliente precisa estar amparado desde o primeiro contato com você até depois de finalizar a compra. Garantindo um bom relacionamento do pré ao pós-venda, você aumenta as chances de torná-lo recorrente;
- marketing: uma boa estratégia de marketing é capaz de fazer milagres por qualquer negócio. Direcione esse recurso não só para a atração, mas também para a fidelização dos seus consumidores, mantendo-os a par das novidades e, sempre que possível, entregando benefícios como gratidão pela confiança.
Empreender, por si só, já é um grande desafio. Quando a experiência é pouca e o mercado é concorrido, essa tarefa se torna ainda mais difícil. Mas não se deixe abalar pelas estatísticas, pois o preparo é a sua melhor arma para fazer com que o seu negócio se estabeleça. Siga as nossas dicas para o primeiro ano de empresa e faça com que os seus esforços sejam recompensados.
Se você chegou até aqui, tem força de vontade e sabe que o céu é o limite quando o assunto é empreender. Estamos do seu lado nessa jornada, por isso, listamos 9 dicas de como fazer o seu negócio crescer. Não deixe de conferir!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação