O Stone Partner Program é um programa feito para empreendedores e desenvolvedores que desejam agregar a tecnologia financeira oferecida em seus próprios produtos. E uma das maiores satisfações e know-how do programa é iniciar uma operação de parceria com os negócios que mergulham nessa jornada.
Cada vez mais, empresas estão seguindo para tal arranjo a fim de obter melhores condições e vantagens competitivas. Esse tipo de colaboração normalmente leva a melhorias na experiência dos consumidores e contribui para que seu negócio se torne mais competitivo.
Se você quer saber mais sobre como funciona uma operação de parceria, continue a leitura e confira nosso post!
O que é uma operação de parceria?
Uma operação de parceria representa a troca de conhecimento, experiência, métodos e recursos entre empresas que atuam em mercados complementares ou que estão envolvidas a fim de atender a um mesmo público.
Isso significa que há benefícios tanto para a corporação que concede acesso de uso dos recursos e do conhecimento, assim como para a empresa que está recebendo esse tipo de suporte em suas operações. Portanto, a Stone contribui ativamente para a operação ao disponibilizar tecnologia a fim de automatizar as rotinas de pagamento.
Por que fazer uma operação de parceria com a Stone?
Antes de começar a trazer os pontos práticos, é importante tocar na essência, na linha mestra que conduz o posicionamento da Stone em seu mercado, ou seja, o seu propósito.
A ideia não é deixar o texto conceitual, falando apenas da visão, pelo contrário, o foco está em apresentar aspectos práticos e diretamente ligados à realidade empreendedora. No entanto, não falar de cultura é negligenciar um pilar fundamental do porquê e como agimos.
Cultura organizacional
A Stone mantém uma cultura centrada no cliente e com espírito de dono como seu maior ativo. Por meio dessa cultura é possível tomar decisões e, tirando a modéstia da mesa, é difícil achar um lugar onde as pessoas tenham tanta paixão pelo que fazem como no Stone Partner Program.
Isso não se dá por demérito dos outros lugares, mas sim pela capacidade que se adquiriu de pensar nos negócios de forma diferente. O objetivo é sempre estar ao lado do parceiro, sendo uma espécie de conselheiro do mercado de pagamentos, um guardião do assunto na empresa que também toma riscos junto com eles, é claro.
Portanto, o time da Stone não acredita em espaço vazio, querendo sempre preencher com trabalho duro e oportunidade de crescimento. Não há atalhos, mas sim uma vontade de executar, cada dia com mais eficiência e simplicidade.
Atendimento humanizado
Quem trabalha com tecnologia e não tem problemas, de duas uma: ou não tem tecnologia, ou ainda não falou com clientes o suficiente.
Na Stone todos sabem que o crescimento rápido dói e exige esforço de cada um, mas também mantém a certeza de que o time está preparado para abordar temas de forma franca, pragmática e técnica, nunca perdendo o carinho pelos parceiros e clientes.
Como fazer uma operação de parceria?
Agora que você já entende como o Stone Partner Program pode ser um importante aliado no desenvolvimento do seu negócio, é hora de apresentar quais as melhores formas de fazer uma operação de parceria. Siga a leitura e confira quais as melhores dicas para isso!
Escolha um time engajado e qualificado
Parece uma dica superficial, mas a forma que você aloca o conhecimento das pessoas é uma das chaves do sucesso. Procure sócios e colaboradores que sejam resilientes por natureza, não se restrinjam a trabalhar apenas no óbvio.
Busque os profissionais que tenham interesse diversos, como tecnologia, finanças, marketing e, claro, em produto. A inovação vem da extrapolação de conhecimento e a execução, da profundidade dele.
Desafie sua equipe
Aprimorar todo o time, dando desafios constantes e acomodando interesses é tarefa fundamental. Vale investir em uma comunicação clara e direta para que cada colaborador compreenda qual o seu papel diante dessa operação.
Portanto, saiba se as pessoas que estarão à frente do projeto entenderam de fato o desafio proposto. Nessa tarefa você não está sozinho: o Partner Program ajudará, desde o princípio, com essa missão, seja na contratação, direcionamento e educação do time independentemente de cargos ou das atividades que precisam ser desenvolvidas.
Busque soluções tecnológicas
Investir em tecnologia e inovação é cada vez mais importante no intuito de melhorar os resultados do negócio. Nesse sentido, a busca por parcerias que agreguem valor por meio de boas ferramentas é essencial. Por exemplo, a Stone é uma empresa de tecnologia e entende-a como fonte fundamental do desenvolvimento interno e externo.
Enquanto o primeiro oferece velocidade em processos, desburocratiza etapas do nosso dia a dia e, claro, atende de forma mais assertiva os colaboradores, a segunda é focada 100% no cliente de fora, empoderando ele com produtos e fluxos com uma melhor experiência do usuário.
Dessa forma, a busca é sempre por criticar o que fazemos em prol de algo mais eficiente ou agradável. Ainda no tema, precisamos respeitar os processos de cada empresa, mas sempre com espírito questionador. Todos os lados necessitam acreditar no que foi realizado, mas manter o desejo e interesse de verificar o que foi feito. Como diz o Andrew Grove, “apenas os paranoicos sobrevivem” (inclusive, título do seu livro).
Pense no produto oferecido
Nada escala tão rápido como um bom produto! Isso mesmo, uma solução bem pensada do ponto de vista do cliente a da operação é uma estratégia campeã. Não se faz um bom restaurante com a cozinha bagunçada.
Saiba nos mínimos detalhes como ativar a solução no cliente, conhecendo os SLAs, ineficiências e comportamento do consumidor. Inclua no seu checklist "criar uma excelente experiência de onboarding para o seu time" também. Lembre-se ainda de que essa é a hora que muda o jogo no relacionamento com a ponta. Esse quesito começa com um bom processo de integração e com o carinho que o produto merece.
Cobre bastante o seu time de desenvolvimento e os product managers do projeto, o trabalho deles também definirá se nos meses seguintes você dormirá bem ou mal. Além disso, garanta que o resultado que está sendo construído não se afaste da realidade que encontrará na rua.
Preste atenção nos números
Toda a operação de parceria precisa de números. No começo, não se preocupe com nada além de medir tudo o que você faz, mas, de maneira super simples. Não queremos nos perder em análises minuciosas logo no início da parceria, apenas queremos entender o KPI correto a ser medido. Conforme a operação for evoluindo, pode-se começar a olhar para mais indicadores.
Números são vivos e nos mostram a evolução (ou não) de uma parceria. Isso significa que é preciso sempre entender o que olhar, mas também quando observar para o amadurecimento do time de parceiros e também a fim de tomar ações rápidas. Não se apaixone por um produto ou processo, confie nos números e exclua, “sem dó”, qualquer ineficiência.
Muitos parceiros começam com o foco em métricas financeiras. Claro que elas são importantes e devem ser perseguidas, porém, no curto prazo, preocupe-se apenas com as métricas operacionais, tais como a conversão de venda e a ativação da solução. É isso que mexe o ponteiro e mostrará onde existem as dores do novo negócio, em conjunto. Ajuste a operação, de forma exaustiva.
Use incentivos
Aqui olhamos de uma forma ampla tanto incentivos financeiros quanto as experiências adicionais. Nossa função, como gestores, é colocar o encorajamento correto para cada um do time, sempre focando nas necessidades das pessoas e no potencial da área. Premie os bons colaboradores, fornecedores e parcerias de sucesso. Valorize o trabalho deles e abra caminho para terem autonomia com direcionamento.
Coloque desafios e confie no time. Dê premiações aos que atingirem o que foi estabelecido, algo que mude o dia a dia deles como profissionais e pessoas. Nunca tenha medo de dividir o bolo — aqui é um exercício de aumentar a fatia e não de diminuir o número de pessoas que comem.
Tenha atenção ao gerenciamento da parceria
Não se omita. O gerenciamento diário dos colaboradores e parceiros é fundamental. Vale grupo de WhatsApp, planilha, CRM, enfim, a ferramenta a que mais se adaptarem e/ou tiverem possibilidade. O “não olhar” é a mesma coisa que não fazer. Isso reflete na construção e entendimento dos incentivos para cada um.
Entenda o papel de cada um envolvido na operação, criando metas individuais e de equipe. Integrar visões é um ponto fundamental para a roda girar na direção correta. Dessa forma, todos começam a ter noção do ciclo do produto e param de pensar no seu próprio quadrado.
Aposte na colaboração
O processo construtivo, preferencialmente, deve ser colaborativo e deixar espaço para os indivíduos da parceria se destacarem. Da mesma forma, não flexibilize as metas. É importante todos responderem pela sua performance, inclusive, perante o grupo.
Valorize a meritocracia e a gestão do time de parceiros por resultados. As metas e incentivos devem espelhar com maestria os objetivos que você, enquanto empresa, deseja atingir. Qualquer desalinhamento, nesse sentido, poderá direcionar a execução para direções opostas às esperadas, inclusive com o fim da parceria.
Tenha disciplina
Disciplina é um fator-chave para uma operação de parceria ganhar escala, principalmente no começo, quando os fluxos ainda estão sendo construídos. Essa é a característica que todo mundo diz que tem, mas na hora se esquece de exercer.
Não vamos cair na falácia de que no “day one” faremos tudo automatizado por APIs, pelo contrário, o trabalho operacional é importante a fim de educar todos os envolvidos e, a partir daí, ganhar eficiência. Sempre tem o que melhorar, mas não se pode parar por pequenos empecilhos.
Todas as atividades são fundamentais ao sucesso de uma parceria e a disciplina é parte importante nesse aspecto. Não subestime, em momento nenhum, a capacidade que as pequenas tarefas têm no todo.
Preze por uma boa comunicação
Esse ponto deve ser constante, mesmo que no começo não seja fluido. Ao longo do tempo vai ser perceptível que o nível de interações que temos no dia a dia é inversamente proporcional à qualidade de onboarding que fazemos.
Não deixe o time de parceiros achar que “apagar incêndios" é trabalhar, pelo contrário. Entenda, por meio da comunicação, onde mora o verdadeiro problema: fluxo, treinamento, produto ou outros fatores? Quanto mais nos comunicamos no começo da parceria, mais fácil fica identificar as falhas da operação.
Trocar percepções e manter a velocidade nas trocas é essencial para a escala da parceria acontecer. Quando omitimos informações ou perdemos o tempo de resposta, um pequeno problema pode virar gigantesco, ou uma boa oportunidade passar despercebida.
Avalie a empresa
Realizar um levantamento das suas atuais condições também é uma etapa importante para investigar quais são as principais demandas do seu negócio. Além disso, essa autoavaliação é muito importante para coletar dados antes da implementação da operação de parceria.
Assim, você consegue coletar alguns dados para efetuar comparações no futuro a fim de verificar a eficiência das mudanças implementadas. Essa etapa também contribui para que sua empresa identifique as principais falhas em sua estrutura e possa identificar quais as habilidades necessárias ao desenvolvimento da empresa.
Pesquise os potenciais parceiros
Novos parceiros podem ser importantes para ajustar as operações e construir melhores resultados. Por meio de pesquisas, é possível encontrar pessoas com negócios complementares ao seu e que, ao se juntar ao seu time de parceiros, pode agregar muito valor.
Portanto, vale ter atenção e observar quem são os potenciais novos membros para compor sua equipe. Para isso, é possível adotar formas a fim de aumentar a sua rede de contatos e conhecer novos negócios que possam agregar valor ao seu.
Por exemplo, visitar feiras e eventos do segmento em que seu negócio está inserido pode ser uma boa ação. Participar da Stone Partner Program também pode ser uma ótima alternativa na intenção de encontrar ótimas oportunidades.
Pense no seu cliente
Por fim, vale considerar como todas essas mudanças devem impactar a experiência de compra dos seus consumidores. Afinal, uma operação de parceria tem como objetivo melhorar os resultados de uma corporação por meio de melhorias em sua gestão e no relacionamento com o cliente.
Portanto, ao contar com inovações como as desenvolvidas pela Stone, sua empresa garante que os consumidores tenham acesso a meios de pagamentos mais seguros, práticos e eficientes. Isso faz com que o público se torne mais fidelizado e o negócio ainda mais lucrativo.
No fim, a chave do sucesso mora no comprometimento das pessoas e na visão de futuro que cada empresa quer para si. Aqui no Stone Partner Program estamos preparados para estruturar uma operação de parceria pensando em cada momento do negócio, obedecendo limites, mas provocando e ensinando o que já vivemos. Além disso, é válido usar o que aprendeu aqui para encontrar colaboração no mercado de atuação.
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