A internet e as ferramentas digitais facilitaram muito a entrada de novos negócios e empreendedores no mercado. Porém, essa vantagem se torna também um desafio conforme aumenta a competitividade pela quantidade de pessoas querendo construir seus sonhos usando os mesmos meios e canais.
Portanto, saber como fazer seu negócio crescer hoje é uma questão de diferenciação e inteligência. Neste artigo, vamos analisar esse cenário e apresentar as atitudes que quem empreende deve tomar para transformar uma ideia em uma marca de sucesso. Acompanhe!
O desafio de crescer nos dias atuais
Antes de passarmos para as dicas, podemos iniciar com uma reflexão importante sobre o cenário atual do mercado, principalmente em setores como serviços e varejo.
Até algumas décadas atrás, um negócio iniciante tinha um alcance muito limitado em relação à conexão com o público. As mídias gerais, como TV e rádio, eram caras em âmbitos muito além de uma cidade. Também não havia forma de se comunicar em massa com pessoas muito distantes da sede da empresa.
A internet revolucionou essa realidade. Hoje, qualquer pessoa com foco e conhecimento de marketing é capaz de apresentar sua marca para milhões de pessoas no mundo inteiro sem precisar fazer grandes investimentos. Ou seja, crescer na atualidade é um processo mais acessível e direto.
Mas isso se torna também um grande novo desafio. Basta entrar em um marketplace ou navegar pelo Google Maps para perceber que essa facilidade incentivou uma quantidade enorme de negócios a buscar o mesmo espaço e a atenção dos usuários de internet.
O resultado disso é que, embora seja mais fácil alcançar os consumidores, é muito mais difícil convencê-los de comprar seu produto ou assinar seu serviço. Um bom preço e uma boa qualidade talvez já não sejam mais o suficiente.
O que vale muito hoje é a chamada jornada de compra. É criar uma experiência de conhecimento e decisão que desenvolva um laço emocional entre cliente e marca além da transação. Na internet, seu valor é muito maior do que a etiqueta de preço. Consumidores buscam uma identificação com a marca e uma sensação de pertencimento.
Nesse sentido, fazer seu negócio crescer na era digital é bem mais do que alcançar o público. É incentivá-lo a vir em sua direção. Felizmente, bastam as ferramentas certas e muita atenção no mercado para colocar seu plano em prática e criar seu diferencial.
As 9 dicas de como fazer seu negócio crescer
Agora que já definimos a importância de ter diferenciais e processos inteligentes de divulgação e vendas, vamos analisar como fazer isso na prática. Veja as dicas para alcançar um público maior, criar uma identidade e se tornar uma máquina de conversões.
1. Tenha um plano de negócio
Nossa primeira dica pode parecer óbvia, mas você se espantaria com a quantidade de empreendedores que iniciam as atividades da sua empresa sem um plano de negócios bem definido.
Nesse documento, você determina por escrito todos os aspectos necessários para consolidar e executar a sua ideia no mercado. Você vai detalhar:
- os recursos necessários para uma operação sustentável;
- o público potencial que você quer atingir;
- os custos de produção e a margem de lucro projetada para os primeiros anos;
- as concorrentes em diversos estágios de maturidade no mercado;
- a equipe necessária para lançar o projeto;
- os planos práticos para o início de operações em implantação, marketing e vendas.
Esses são alguns exemplos do que você precisa solidificar em relação à sua ideia antes mesmo de começar. Se seu negócio já está em movimento, ainda assim é interessante investir em um plano para o seu crescimento. Existem diversos modelos que você pode usar tanto para lançamento quanto para expansão.
2. Conheça seu público
Na era digital, em que todas as empresas têm potencial acesso a todas as pessoas, saber segmentar seu negócio para quem gera mais engajamento e vendas é fundamental.
Um grande erro de empresas que estão iniciando é tentar abraçar todo mundo, usando o poder da internet para divulgar o máximo possível a sua marca. Esse é um desperdício de esforço e de recursos. Por que divulgar a marca para perfis de consumidores que não se encaixam na sua identidade?
O ambiente digital permite grande customização da divulgação, o que abre espaço para se aproximar de nichos com menos gente, mas muito mais engajamento. Mas como você descobre como abordar exatamente o perfil que se encaixa na sua proposta?
A resposta para isso está na buyer persona: uma personagem fictícia que você cria para representar seu cliente ideal. Além de dados demográficos, você detalha como é a rotina dessa pessoa, suas dores e expectativas.
Com esse tipo de referência específica, é possível desenhar campanhas de divulgação, mix de produtos e fluxos de venda que se encaixem no que encantaria sua persona. É uma maneira muito mais eficiente de aumentar a taxa de conversão e crescer.
3. Invista em marketing digital
Não é por acaso que 94% das empresas brasileiras, praticamente todas, investem hoje em marketing digital. Esse tipo de divulgação é a mais acessível e eficiente para crescer em alcance e vendas.
Marketing digital é o conjunto de práticas e estratégias para demonstrar sua marca em ambientes online, alcançando e interagindo com o público e gerando leads qualificados que podem se converter em vendas.
Uma boa estratégia de marketing digital deve ser automatizada, cobrir diversos canais (e-mail marketing, social media, blog etc.) e contar com uma identidade coesa que imprima sua voz e sua cara em todos esses meios.
4. Seja omnichannel
Ainda no mesmo esforço de atuação, o seu atendimento digital também deve ser incrível e próximo do cliente para aumentar as vendas. O novo consumidor quer ter contato com as marcas que consome o tempo inteiro, o que exige investimento em tecnologia e uma coesão maior na linguagem utilizada.
Isso se estende além do atendimento. Empresas que querem crescer nesse contexto precisam oferecer diversas opções de pagamento e de compras, como o Pagamentos no Whatsapp, redes sociais, uso de Pix, entre outras.
5. Utilize plataformas de gestão integradas
Para conseguir uma divulgação e um atendimento coeso e sem demora, é muito importante que seu negócio invista em plataformas de gestão integrada, ou ERPs. São programas que reúnem todas as informações e indicadores de um negócio em um único ambiente digital, simplificando a gestão de múltiplos aspectos.
Um dos maiores benefícios desse tipo de solução é a automação. Com o suporte da tecnologia, você escala seu negócio, ou seja, consegue crescer em operação sem precisar aumentar linearmente seu uso de recursos e necessidade de pessoal.
6. Fidelize seu público
Algo que muitos empreendedores não enxergam é que é muito mais barato reconquistar clientes convertidos do que adquirir novos. Investir em fidelização é crescer de maneira sustentável, com uma base de clientes saudável.
Para fidelizar o público, você pode criar programas de descontos e compras recorrentes, dar brindes ou até elaborar campanhas que criem no seu público fiel um sentimento de exclusividade. Fidelidade não só dá mais previsibilidade para seu faturamento, como se torna algo para novos clientes almejarem.
7. Acompanhe novas tendências
Outra característica que a internet trouxe para o mercado é que as demandas e expectativas do público mudam bem mais rápido. Afinal, boa parte das pessoas está o tempo todo conectada com novidades no mundo inteiro. Se virem algo novo e empolgante, vão querer isso das marcas que consomem.
Portanto, para fazer seu negócio crescer nesse cenário, é importante estar sempre com o radar ligado para novos nichos, novas tecnologias, novas linguagens. Se você entrega uma tendência antes da concorrência, ganha uma vantagem incrível sobre ela.
8. Faça parcerias
As parcerias são fundamentais para o crescimento de negócios nessa nova realidade. E você pode investir em muitos tipos diferentes: fornecedores, provedores de tecnologia, influenciadores nas redes sociais, empresas com produtos complementares etc.
As parcerias ampliam seu networking, divulgam sua marca para outros públicos consolidados, otimizam sua operação e podem até reduzir custos para aumentar sua margem de lucro.
9. Amplie os meios de pagamento
Chegamos a citar o Pix, e ele é um excelente exemplo de como as formas de pagamento vêm fazendo a diferença na decisão de compra em relação à praticidade e segurança. Lançado no final de 2020, o método se tornou o segundo preferido dos brasileiros em apenas um ano.
Esse dado aponta também para a necessidade de empresas em ascensão oferecerem o máximo de alternativas de pagamento possível para seu público. Isso elimina barreiras de conversão e aumenta a satisfação com a experiência de compra — o que pode levar a uma maior fidelização do seu público.
A importância de investir em tecnologia
Depois de apresentarmos todas essas dicas de como fazer seu negócio crescer, queremos fazer uma última reflexão sobre um ponto em comum que permeia todas elas: como a tecnologia é importante para se sobressair na era digital.
Ferramentas de gestão e automação, plataformas de gerenciamento de canais sociais e intermediadores na relação cliente-marca facilitam muito o trabalho de quem tem uma boa ideia e quer usá-la para crescer mesmo com pouco dinheiro.
Um exemplo disso é o conjunto de soluções de gestão financeira que a Stone oferece. Além de uma maquininha fácil de usar e segura, oferecemos uma plataforma completa para crescer de maneira sustentável, presencialmente ou pela internet.
Agora que você viu as dicas de como fazer seu negócio crescer, sabe da importância de ter uma solução integrada para controlar vendas, aproximar-se do seu público e desenhar experiências de compra incríveis.
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