Com sua experiência no mercado, você já deve ter percebido que ter mais produtos não significa necessariamente ter mais vendas. Por que não então mudar essa lógica e reduzir estoque de maneira inteligente?
Neste artigo, queremos apresentar essa reflexão. Veja por que nem sempre é bom contar com muito estoque e como utilizar tecnologia para um negócio ainda mais eficiente. Continue lendo.
Por que muito estoque pode ser ruim para quem empreende?
É normal que um negócio em crescimento queira investir bastante em estoque. É uma forma principalmente de garantir que a falta de produtos na hora de vender não deixe os clientes frustrados e insatisfeitos.
Porém, essa geralmente não é a melhor abordagem em questão de eficiência financeira. Ainda mais se você empreende por conta própria e tem que lidar com vários aspectos da gestão.
Nesses casos, muito estoque pode gerar dificuldades na rotina administrativa. Sem um equilíbrio, isso pode se tornar um desafio nos seguintes pontos:
Imobilização de capital
Fazer uma grande compra exige um investimento inicial alto que nem sempre está associado a um retorno de curto prazo.
Será que parte desse dinheiro que foi para o estoque não poderia ser utilizado em investimentos em outras áreas? Serviços, atendimento, processos, divulgação: às vezes essas áreas são mais prioritárias do que ter muito para vender sem clientes o suficiente.
Necessidade de espaço
Não tem como fugir: mais produto estocado significa mais espaço físico utilizado. Se o estoque é dentro da empresa, isso significa gastar uma área considerável que poderia ser utilizada para outras funções e processos.
Se o estoque está em um galpão ou área terceirizada, significa mais dinheiro gasto no serviço para um espaço maior que acomode seus produtos.
Dificuldade de controle
Falando em acomodação, o excesso de estoque, sem a equipe e o espaço suficientes para lidar com isso, pode gerar perdas e desperdícios que se transformam em prejuízo para você.
A empresa pode acabar tendo dificuldade de encontrar um determinado item, ou a movimentação diária do local fazer com que alguns fiquem escondidos, criando pontos cegos no seu controle.
Inutilização do produto
Um dos grandes problemas do estoque excessivo é a demora na vazão desses produtos. Quando você não consegue vender a tempo esses itens, sujeita o negócio a dois problemas sérios para a viabilidade comercial:
- alteração de demanda: quando um produto que era muito procurado deixa de ser, por sair de moda, ficar obsoleto ou surgir uma opção mais atraente no mercado;
- perda de validade: no caso de produtos que tenham uma validade determinada e não podem, por lei, ser vendidos depois que esse prazo vence.
Os dois casos podem levar a um cenário em que não haja mais como recuperar o investimento nos itens comprados, um prejuízo não projetado que desequilibra e dificulta o controle financeiro.
Como reduzir estoque de maneira inteligente?
Do mesmo jeito que um estoque excessivo pode causar problemas, a empresa também pode sofrer se ele for insuficiente.
O segredo está no equilíbrio, que pode ser alcançado quando você investe numa redução inteligente e objetiva dessa disponibilidade. Veja algumas ações que você deve tomar.
Entenda a importância da tecnologia
Antes de tudo, precisamos falar sobre o papel da tecnologia nesse processo de reduzir estoque. Hoje, todas as etapas de otimização e automação do controle logístico passam por soluções digitais de acompanhamento.
Passaremos por essa importância durante todos os itens da lista. Cada uma dessas atitudes pode ser acompanhada por um investimento em tecnologia.
Conheça melhor o seu público
A atual gestão baseada em dados é fundamentada pela análise profunda e abrangente de todo tipo de informação de mercado que você possa coletar e gerenciar. Parte fundamental dela é o estudo e aprendizado sobre o comportamento do seu consumidor.
Entender melhor o seu público significa identificar padrões de compra, frequência e fidelização para mensurar uma quantidade ótima de produtos que se tem sempre em estoque.
Por exemplo, se são pessoas que compram com frequência, seria interessante não reduzir tanto assim seu mix. Já se o público faz compras mais esparsas, mas sempre em ciclos fixos, você pode alinhar o fornecimento a essas datas mais relevantes, depois diminuir bastante o estoque em épocas de poucas vendas.
Conheça melhor o seu produto
Outro ponto fundamental nessa relação é a característica dos seus próprios produtos. Existe uma validade? São itens que estão em constante atualização no mercado? São atemporais ou sazonais?
Esse tipo de pergunta vai ajudar você a entender quais itens podem ser reduzidos e quando. Por exemplo: aparelhos eletrônicos costumam ficar obsoletos, portanto, não faz sentido comprar mais do que você projeta vender em 1, 2 anos.
Invista em inteligência logística
Inteligência logística é o uso de tecnologia para rastreamento e gestão de estoque de maneira automatizada e eficiente.
Por meio de soluções digitais de gestão especializada, é possível manter um inventário detalhado dos produtos em estoque, além de seu estado, tempo parado e características físicas.
Além disso, você utiliza o sistema para padronizar dados e processos, organizando ainda mais o seu estoque. Isso reduz a chance de itens serem perdidos e melhora o tempo de processamento de pedidos — tanto em negócios físicos quanto digitais.
Com esse controle, fica mais fácil reduzir o estoque de maneira inteligente: você mantém apenas o que precisa e consegue projetar com antecedência a melhor hora de repor produtos que estão acabando.
Aproxime-se do fornecedor
A sua relação com fornecedores tem impacto direto na sua capacidade de reduzir estoque de maneira inteligente. Afinal, se você não vai manter tantos produtos armazenados, precisa de contato e resposta rápidos para um suprimento constante.
Portanto, invista nessa relação. Busque se fidelizar com parceiros que dão bons resultados para seu negócio. Com o tempo, essa troca se transforma em benefícios, como condições melhores de compra e fretes mais rápidos — tirando a necessidade de ter que estocar demais.
Faça promoções
Se você quer ter sempre um estoque bem equilibrado, o planejamento de promoções será sempre parte da sua rotina. Afinal, é o melhor jeito de reduzir a quantidade de produtos armazenados sem perder dinheiro.
O segredo aqui é já ter um calendário de promoções antes mesmo de comprar o produto no fornecedor ou produzi-lo.
Com um bom plano de ciclo de vida daquele item, você consegue aproveitar o máximo de lucro inicial e ainda recuperar um retorno ótimo ao longo do tempo. É a melhor forma de garantir que nada se perde no seu estoque.
O que a empresa ganha ao reduzir o estoque com inteligência?
Para terminarmos nossa conversa, podemos analisar o que você ganha ao botar em prática as atitudes que apontamos no último tópico.
Reduzir estoque não é apenas uma questão de deixar produtos parados. É um processo de otimização que pode ajudar muito nos seus resultados.
Mais fluxo de caixa
Como já apontamos aqui, produto parado no estoque também significa dinheiro parado. Quando existe uma eficiência maior nesse controle, há uma flexibilidade de liquidação que ajuda muito na saúde do fluxo de caixa.
Principalmente em casos de gastos inesperados ou investimentos necessários de curto prazo, é melhor ter esse dinheiro em mãos o quanto antes.
Menos custos logísticos
Um estoque menor significa um espaço físico menor também, com processos simplificados e menos necessidade de esforço da equipe para manter a eficiência.
Dessa forma, os custos logísticos em geral diminuem. Você tem mais controle gastando menos.
Mais lucro
Se os gastos são menores, isso significa que você tem um custo total de operação reduzido. Essa economia no estoque pode ser repassada para sua margem de lucro ou até para oferecer descontos que aumentem a sua competitividade no mercado.
Mais agilidade nos pedidos
Principalmente para quem trabalha com comércio online ou Omnichannel, a demora de resposta entre uma compra e seu envio é um dos maiores fatores de comparação entre empresas no mercado.
Quanto menor e mais eficiente é seu estoque, mais ágeis são os processos de preparação e entrega. A resposta rápida vira satisfação do cliente, que passa a recomendar seu negócio para amigos e parentes.
Mais flexibilidade para o mix de produtos
Como também já citamos, a mudança de demanda pode ser um desafio para negócios atuais. Os consumidores hoje mudam de ideia mais rápido e estão sempre buscando novidades.
Se você se compromete com uma grande quantidade de um produto, pode terminar com um estoque obsoleto em pouco tempo.
Com uma abordagem mais enxuta e mais dinheiro em caixa, você pode estar sempre atualizando e experimentando novidades. Ao mesmo tempo em que se posiciona como uma marca inovadora, consegue uma resposta mais rápida do mercado que seus concorrentes.
Aliando um bom controle de estoque há mais disponibilidade para investimentos e proximidade do público, e reduzir estoque de maneira inteligente se transforma em uma verdadeira estratégia de negócio.
Para isso, basta investir em tecnologia e gestão baseada em dados, além de cultivar as relações com seus fornecedores e saber equilibrar oferta e demanda.
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