Outubro é uma ótima oportunidade para criar iniciativas de vendas para aumentar sua receita e atrair e fidelizar clientes ao aproveitar o Dia das Crianças para pequenos negócios. Mesmo se o seu público-alvo não seja focado nos jovens, é possível adotar estratégias que façam sentido para a data comemorativa.
Utilizar esses momentos para gerar picos de vendas em sua empresa é uma excelente forma de melhorar seus resultados e alcançar novos consumidores. Entretanto, para não criar ofertas sem sentido, é necessário adotar alguns cuidados. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você implementar no seu negócio e vender mais no mês das crianças. Vem ler!
1. Crie versões mini dos seus produtos
Mesmo que as crianças não façam parte do seu público-alvo, avalie se vale a pena abrir uma exceção durante o mês de outubro. Então, suponha que você tenha uma loja de roupas.
Uma ideia é criar uma versão infantil de um dos pijamas, calças ou blusas que você vende, por exemplo. Assim, os adultos podem ficar motivados em comprar o tamanho convencional e a versão infantil para os seus filhos, sobrinhos ou afilhados.
Além disso, para estimular a divulgação dessa iniciativa, você pode pedir para os clientes tirarem uma foto junto das crianças vestindo o par adulto e infantil e postarem nas redes sociais, marcando a sua loja. Com isso, a sua marca é divulgada e pode atingir um público mais amplo.
2. Ofereça brindes para as crianças
Se as crianças não são o público-alvo do seu negócio, você pode fazer parcerias com lojas que têm os pequenos como público. A ideia é oferecer brindes na sua loja que sejam da marca parceira.
Mães e pais podem estar com as crianças enquanto fazem compras na sua loja. Por isso, é interessante ter um brinde para entregar aos pequenos e encantar também os adultos. Isso mostra um olhar acolhedor por parte da sua empresa e pode aumentar as chances de fidelização dos consumidores, que enxergam um diferencial na sua loja.
Esse tipo de cuidado é cada vez mais importante para manter o público alinhado com suas ofertas, tendo em vista o aumento da competitividade em diversos setores. Assim, encontrar formas de se diferenciar é um excelente meio para conquistar os clientes.
3. Pense em promoções divertidas
O mês das crianças combina com diversão e alegria. Por isso, adapte suas promoções com isso em mente. Descontos exclusivos, por tempo limitado, ou kits personalizados são algumas alternativas para você adotar em outubro, aproveitando o mês das crianças.
É importante que as mensagens dos seus anúncios sejam claras, para direcionar o público corretamente e não fazer você ter gastos desnecessários. Por isso, planeje-se antes. Pesquise alguns anúncios online para se inspirar (mas sem copiar) e ter algumas referências. Você pode usar a Biblioteca de Anúncios do Facebook para isso.
4. Faça campanhas online
Fazer campanhas online é sempre uma boa pedida para vender mais. E, para o Dia das Crianças e todo o mês de outubro, não poderia ser diferente. Faça anúncios pagos e tenha criatividade na hora de montar os conteúdos.
Uma boa opção é criar anúncios temáticos que chamem a atenção do público. Coloque um fundo colorido e pense em frases impactantes para atrair pessoas para o seu site ou rede social. Assim, as chances de as pessoas atenderem a sua chamada para ação aumentam.
Além disso, entenda quem é o seu cliente ideal para direcionar as publicidades de maneira adequada. Também é importante utilizar esse momento para gerar conexão com os seguidores das páginas na web, além de aproveitar a oportunidade para anunciar promoções e ofertas exclusivas para a data.
5. Construa um Espaço Kids
Se os adultos levam as crianças quando visitam a sua loja, ter um Espaço Kids no seu estabelecimento pode ser um diferencial. Mas isso não significa que você precise criar um grande complexo para receber os pequenos. Vale, por exemplo, colocar alguns brinquedos em um local da loja para que eles possam brincar com conforto e segurança.
Se você tem um restaurante que conta com uma parte externa, por exemplo, pode aproveitar esse espaço para colocar uma casinha ou uma piscina de bolinhas. Nesse caso, é interessante que as crianças fiquem à vista dos adultos enquanto estiverem brincando, para evitar acidentes.
Essa iniciativa atrai os adultos que estão passeando com as crianças e também pode gerar recomendação para o seu negócio. Afinal, são poucos os estabelecimentos com um espaço apropriado para os pequenos brincarem. Assim, os adultos podem comentar com parentes e amigos sobre a sua empresa, atraindo mais clientes para você.
6. Foque na experiência do cliente
A experiência do cliente deve sempre estar na pauta do dia na sua empresa. Se você ainda não olha tanto para esse aspecto, que tal aproveitar o mês de outubro para começar? Otimizar a jornada de compra traz diversos benefícios para a sua empresa, como:
- aumento da satisfação do consumidor;
- fidelização de clientes;
- credibilidade para a sua empresa;
- diferencial competitivo.
Portanto, aproveite as dicas que está vendo ao longo deste texto e incorpore ações que ajudem na satisfação dos clientes do seu pequeno negócio. Assim, as chances de vender muito e aumentar a lucratividade são elevadas.
7. Personalize produtos e serviços
A personalização é uma ótima estratégia para datas comemorativas (e para todo o ano). Pense em como você pode adaptar e flexibilizar os seus produtos ou serviços para o Dia das Crianças e o mês de outubro.
Uma dica é fazer uma pesquisa prévia com os seus clientes perguntando o que desejam receber ou o que falta na sua loja e que eles gostariam de comprar. A partir disso, você consegue ter algumas ideias para incrementar sua cartela de produtos.
Assim, você pode criar ofertas exclusivas para o mês, atendendo aos pedidos dos consumidores. Opções diferenciadas de pagamento também são uma alternativa para personalizar seus serviços. Permita o parcelamento em várias vezes, pagamento por Pix, boleto e dois cartões, por exemplo.
Para garantir esses pontos, é importante oferecer um excelente atendimento para o cliente. Os pedidos devem chegar no prazo combinado (no caso de e-commerces) e todas as dúvidas dos consumidores precisam ser respondidas com rapidez e eficiência.
8. Tenha um planejamento
O planejamento é parte essencial para o sucesso de novas campanhas, inclusive, em datas especiais, como o dia das crianças. Nesse sentido, é importante não negligenciar esse aspecto e pensar em ações que ajudem o seu negócio a vender mais e ter sucesso.
Por exemplo, você inclui em seus planos ações que ajudem a alcançar o público-alvo, além de oferecer o suporte necessário para que os funcionários consigam atender o aumento de demanda dessa época.
Além disso, é preciso fazer o planejamento de estoque, precificar adequadamente as promoções com a intenção de não sofrer financeiramente e também pensar no marketing a fim de otimizar o desempenho das vendas durante esse período. Tudo isso deve ser feito com alguns meses de antecedência, para que haja planos para os imprevistos.
9. Compartilhe fotos para engajar o público
O uso de fotos que engajem e criem conexões é importante para atrair clientes para o seu comércio nesse período. Por exemplo, é possível usar o ambiente físico da empresa e decorá-lo com imagens dos colaboradores na infância.
Isso pode gerar maior engajamento do time e deixar o local atrativo. Você também pode convidar os consumidores que desejarem para trazer fotografias deles, quando eram crianças ou então com os filhos.
Assim, cria-se um clima divertido e nostálgico, além de gerar descontração e criatividade nas campanhas para o dia das crianças. Desse modo, as chances de melhorar os resultados do seu pequeno negócio aumentam com as vendas.
10. Use as redes sociais
As redes sociais representam excelentes ferramentas para engajar o público e aproveitar datas festivas, como o dia das crianças. Como há cada vez mais usuários utilizando essas mídias, é uma boa forma de aumentar o seu alcance.
Crie posts temáticos nas suas redes sociais, sempre trazendo o tema para a realidade do seu negócio. Se você e os seus funcionários têm filhos ou sobrinhos, por exemplo, você pode criar postagens que contem essas histórias.
Nesse sentido, é aconselhável criar campanhas criativas nas suas principais páginas. Por exemplo, é possível abrir uma caixinha no Instagram e pedir que os consumidores contem histórias da infância. Também pode utilizar a estratégia das fotos presenciais nas redes sociais. Essas e outras ações vão auxiliar a aumentar o engajamento e atrair outros indivíduos até os seus perfis. Assim, fica mais fácil interagir e vender.
11. Pense na logística
Um fator que também merece destaque se refere à logística durante esse período. Caso suas estratégias de marketing sejam eficientes, é possível receber um considerável aumento da demanda.
Portanto, vale investigar como sua empresa pode lidar com esse excesso de vendas durante o período. Isso significa preparar os estoques de maneira apropriada, considerar como será o envio dos produtos, qual a sua infraestrutura para receber os consumidores e demais elementos importantes para criar uma boa experiência para o público.
Viu como é importante pensar no Dia das Crianças para pequenos negócios? Por meio de alguns cuidados como os listados anteriormente, você consegue obter excelentes resultados nesse período. Isso é fundamental para que novas pessoas possam conhecer seu negócio, além de fidelizar os clientes mais antigos.
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