Você sabe como melhorar o layout da sua loja para atrair mais clientes? Esse é um assunto que ainda causa dúvidas nos lojistas. Não é por acaso que esse tema foi sugestão de um dos leitores da nossa newsletter!

O layout da loja diz respeito a como você utiliza os espaços disponíveis para distribuir seus produtos e os móveis do estabelecimento, além de envolver elementos como a iluminação e a decoração do ambiente.

É possível ajustar o layout da sua loja para atrair mais clientes e aumentar suas vendas. No post de hoje, vamos trazer algumas dicas para você melhorar esse aspecto na sua loja física e atrair a atenção dos consumidores. Confira!

O que é um layout da loja e qual a sua importância?

O layout da loja consiste na forma como o espaço físico de uma loja é organizado, incluindo o planejamento da fachada, local onde fica o caixa, as gôndolas, forma como se dá a disposição dos produtos, displays, bem como espaço de estoque e armazenamento de mercadorias.

Ao organizar o layout de uma loja, não basta pensar na localização dos produtos, é preciso pensar na comodidade, na experiência de visualização e acesso ao produto e na formatação do ambiente de uma maneira que ele favoreça a realização da venda.

Quais os benefícios de investir no layout de uma loja?

O layout da loja diz muito sobre o negócio. O aspecto da fachada, a vitrine e o espaço interno são os primeiros fatores notados por um consumidor que visita um espaço físico no varejo.

Para causar uma boa primeira impressão, é fundamental estar atento ao planejamento do layout, além de outros cuidados relacionados à comunicação. Você deve ter em mente que antes mesmo de o atendimento acontecer, é o espaço físico que transmitirá a primeira mensagem.

Ao investir no layout da loja e estabelecer uma estratégia de comunicação alinhada com o perfil do seu público você consegue gerar empatia, segurança, autoridade, identificação com a marca e interesse em realizar a compra.

Como montar o layout de uma loja?

Agora que você já entendeu a importância de planejar e estruturar o layout da loja de acordo com o perfil do seu consumidor e o tipo de mensagem que deseja comunicar, é hora de arregaçar as mangas e colocar a sua estratégia em prática. E é aí que surge a dúvida: como começar? Como montar o layout de uma loja?

A seguir, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar na sua empreitada. Lembre-se de que elas devem ser combinados entre si de forma harmônica e pensando sempre no propósito da sua marca.

Fachada

A fachada da loja deve ser um convite ao seu cliente. Você pode ter tapete de boas-vindas com o seu logo na entrada e o nome da loja deve estar bem visível para os consumidores encontrarem com facilidade o seu estabelecimento, assim como o número da loja.

A entrada deve ser acessível a todos e, se a loja é de rua, indique com uma placa o local onde o cliente pode parar com o carro.

Todas as informações precisam ser claras, sem espaço para dúvidas. Com isso, você elimina atritos desde o início e aumenta as chances de os consumidores entrarem no seu estabelecimento.

Vitrine

A vitrine é o seu cartão de visita e, assim como a fachada da loja, deve ser atrativa. Você precisa despertar a vontade do cliente de entrar no estabelecimento. Então, vale utilizar mais tempo organizando esse ponto.

Faça uma seleção caprichada dos seus produtos. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, valorize as peças da estação ou os itens em promoção. Inclua produtos esteticamente agradáveis e com preços atrativos.

Além disso, é importante garantir uma boa iluminação para os itens, de modo que ela não modifique a cor dos objetos, porque isso pode prejudicar a percepção do cliente.

Lembre-se de que a vitrine deve ter os preços das mercadorias dispostos em local visível. A legislação brasileira obriga o varejo a informar o preço dos produtos na vitrine, por isso, não se esqueça de tomar esse cuidado.

Existem profissionais especializados em organizar vitrines. Chamados de vitrinistas, eles ajudam a organizar o local a fim de criar uma identidade e trazer personalidade. Uma vitrine bem organizada atrai a atenção dos consumidores, incentivando-os a visitar a loja.

Disposição dos móveis

A disposição dos móveis é um dos principais aspectos do layout da loja. Você deve se preocupar em manter a fluidez de pessoas pelo espaço. Por isso, os móveis não podem atrapalhar a circulação de clientes e funcionários no ambiente.

A disposição de objetos deve ser inteligente para que o cliente possa andar livremente pelos corredores.

Além disso, ela deve ser funcional. No caso de uma loja de roupas, você pode colocar uma poltrona perto dos provadores, para os acompanhantes ou para o consumidor colocar suas coisas enquanto prova as peças.

Limpeza

A limpeza é um aspecto fundamental para manter a sua loja convidativa. Além de estar sempre limpa, é necessário que ela pareça limpa.

Você pode apostar em alguns cheiros agradáveis, mas não muito fortes, para trazer um ar de limpeza ao ambiente, com alguns aromatizadores.

Além disso, crie uma rotina de limpeza e deixe indicações para funcionários e clientes preservarem o aspecto, principalmente, no caso dos banheiros.

Organização dos produtos

A organização dos produtos deve ser feita para que o cliente encontre o que procura de maneira intuitiva.

Assim, itens que se complementam podem ser colocados em seções próximas. Faz mais sentido colocar escovas de cabelo ao lado de secadores do que perto de caixas de chocolate, por exemplo.

Portanto, pense em agrupar os objetos por categorias. Você pode, inclusive, fazer essa indicação com placas, facilitando ainda mais a busca do cliente pelos produtos.

Além disso, o ideal é que os itens estejam acessíveis ao consumidor. Então, evite dispor objetos muito no fundo ou no alto das prateleiras, a não ser que haja um motivo razoável para isso.

Já para trazer realce aos seus produtos, você deve apostar em cores que contrastem com as cores das embalagens. Por exemplo, se os seus produtos têm cores fortes, apostar em paredes e prateleiras em tons pastéis pode ser uma forma de destacar os itens na sua loja.

Caixa

O caixa deve ser um ambiente organizado e você pode aproveitá-lo como uma última oportunidade de vendas, deixando à mostra promoções, programas de fidelização e objetos que possam chamar atenção do cliente.

Do caixa, também é interessante ter a visibilidade de quem entra e de quem sai da sua loja para um maior controle. Então, pense nisso na hora de definir o layout do seu estabelecimento.

Decoração

A decoração é fundamental para garantir um layout chamativo para a sua loja. Ela precisa estar relacionada com a personalidade da sua marca e não deve ser algo muito genérico, que o cliente encontraria em qualquer outro estabelecimento.

Você pode selecionar um objeto diferenciado para ser a marca registrada da sua loja, por exemplo. Assim, os clientes vão se lembrar mais facilmente da sua loja por isso, associando a marca ao objeto.

O mais importante é pensar em quais sensações você quer transmitir para os seus clientes. Quais são os valores principais do seu negócio que você quer transparecer na sua loja? Pense nisso para tomar decisões sobre a decoração.

A sua empresa é mais descolada ou preza pela seriedade? Quer transmitir acolhimento ou privilegiar o tamanho do espaço? Essas respostas impactam nas suas escolhas de iluminação, por exemplo. Luzes frias criam uma ilusão de espaços mais amplos, enquanto a amarela pode aumentar a sensação de acolhimento.

Em datas comemorativas, você pode aproveitar e preparar a sua loja com uma decoração temática para atrair mais clientes.

Comece pela fachada e pela vitrine, depois, incorpore o clima da data no interior da loja. Assim, você cria um ambiente mais lúdico para o cliente e estimula os consumidores a comprarem os produtos da sua loja para a data.

Outro fator que precisa fazer parte da rotina da loja diz respeito à limpeza do espaço. A sua loja deve estar sempre limpa, e isso demanda planejamento. Como várias pessoas transitam pelo espaço durante o dia, é necessário ter uma rotina rigorosa de higienização, especialmente do chão.

Como você viu, o layout de uma loja deve ser pensado nos mínimos detalhes, começando pela fachada e vitrine e passando pela disposição dos móveis, organização dos produtos, decoração e localização do caixa.

Colocando todas as nossas dicas em prática você vai conseguir melhorar o layout de sua loja, fortalecer a sua marca e, consequentemente, melhorar o desempenho das suas vendas. Lembre-se de investir em boas práticas e garantir uma comunicação adequada com o seu consumidor.

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