Você sabe qual a diferença entre lucro e faturamento? Embora sejam conceitos parecidos e presentes na vida de qualquer empreendedor, existem distinções nos termos — entender sobre o assunto é imprescindível para a gestão financeira do seu negócio.
Nesse sentido, controlar os indicadores financeiros é importante para compreender os resultados e o comportamento da loja ou empresa. Além de auxiliar na tomada de decisões, é possível desenvolver estratégias mais certeiras e focadas em elevar os resultados, seja no lucro ou no faturamento.
Neste post, você vai entender o que difere os conceitos, como calculá-los e como melhorar os seus resultados nesses quesitos. Continue a leitura e saiba o que fazer para potencializar as suas vendas, se destacar entre os concorrentes e atingir o sucesso!
Por que entender a diferença entre lucro e faturamento?
Você sabia que uma empresa pode ter um faturamento muito alto e pouquíssimo lucro? Assim como outra consegue faturar menos e lucrar mais? Tudo vai depender dos gastos com o negócio, e essa relação é crucial para o sucesso.
Por isso, a melhor forma para promover o crescimento financeiro consistente e sustentável é conduzindo uma gestão eficaz. Para tanto, entender as diferenças entre lucro e faturamento é considerado o ponto de partida para evitar situações extremamente desagradáveis.
Sendo assim, separar esses fatores vai ajudar a não cair em ilusões do faturamento alto, que nem sempre é sinônimo de que tudo está indo bem. Afinal, os custos que o negócio tem para manter as atividades influenciam diretamente no fluxo de caixa.
Portanto, entender tudo sobre lucro e faturamento é importante para saber se o negócio realmente está crescendo, ou se será necessário adotar alguma estratégia. Sobretudo, contribui para organizar a gestão e antecipar as ações para potencializar os resultados.
O que é faturamento?
De forma simples, o faturamento corresponde a quanto a sua empresa ganha com as vendas de produtos e serviços em um determinado período de tempo. No caso das empresas, os impostos pagos incidem sobre o faturamento do negócio, como o COFINS e o PIS.
Ele é um dos elementos mais importantes do planejamento financeiro e para a contabilidade de um negócio. Ele representa, de forma direta, quanto a empresa vendeu durante o período, ainda sem descontar os custos operacionais, fixos e variáveis.
Como calcular o faturamento?
O cálculo do faturamento é bem fácil de fazer, mais simples até do que calcular o seu lucro. Você só precisa multiplicar o preço dos seus produtos ou serviços vendidos pela quantidade vendida, definindo um período de tempo como base para o cálculo.
Se você negociar mais de um item, é só somar o faturamento de cada um para chegar ao valor total do período. Por exemplo, se a sua loja vende bolos a R$30 e, no mês, vendeu 250 itens, isso significa que o seu faturamento nesse período foi de R$7.500.
Embora seja um cálculo flexível, o mais comum é fazê-lo mensalmente, criando um histórico de dados. Ao controlar esse resultado todos os meses, é possível fazer comparativos trimestrais, semestrais ou anuais e ter um panorama abrangente sobre o negócio.
É interessante descobrir o seu faturamento para poder criar metas para o futuro. Mas, além disso, é importante saber o quanto você lucrou com as suas vendas. Dessa forma, você vai compreender exatamente como está o desempenho do seu negócio no mercado.
O que é lucro?
Diferentemente do faturamento, o lucro não considera apenas o valor das suas vendas, mas também os custos do seu negócio. Ele corresponde, então, ao quanto a companhia faturou menos os gastos em um determinado período, como um mês, um semestre ou um ano.
Em outras palavras, esse valor indica o quanto de caixa disponível você terá para usufruir. Ou seja, é o que “sobra” do seu faturamento depois que você pagar todos os custos da empresa, considerando as despesas fixas e variáveis relacionadas às operações.
Como calcular o lucro?
Para calcular o lucro do seu negócio, você precisa saber o seu faturamento, assim como os custos fixos e variáveis da sua empresa. Além disso, é possível calcular tanto o lucro bruto, que corresponde ao lucro mais geral, como o lucro variável, que é o real rendimento do negócio.
Para o primeiro caso, você deve aplicar o seguinte cálculo:
Faturamento do período – custos variáveis do período = lucro bruto
Já no caso do lucro líquido, o cálculo é um pouco mais complexo, mas nada de muito difícil. Para encontrar o resultado, aplique a seguinte fórmula:
Faturamento – (custos fixos + custos variáveis + impostos) = lucro líquido
Os custos fixos são aqueles que não alteram de mês para mês, como o gasto com sistemas de gestão e o salário dos funcionários. Já os variáveis são os que mudam todos os meses ou os imprevistos, como uma reforma de última hora.
Retomando o que dissemos no começo do post, como o cálculo do lucro envolve a subtração dos custos, ter um faturamento alto não é garantia de ter boa lucratividade. Por isso, é importante ficar de olho também nos gastos da sua companhia, monitorando pontualmente cada despesa.
Qual a importância de encontrar meios para aumentar o lucro da empresa?
Obviamente, aplicar melhorias no seu negócio é essencial para gerar lucro e fazer com que mais dinheiro entre no seu caixa. Entretanto, esse não é o único motivo para implementar mudanças na estrutura de custos e de vendas.
Tais cuidados contribuem para que sua empresa se torne mais eficiente na gestão, ampliando sua competitividade no mercado. Isso faz com que ela tenha lucro suficiente para investir e possa se manter à frente da concorrência. Portanto, pensar na lucratividade afeta tanto o bem-estar no presente quanto a sua existência no futuro.
Como melhorar o lucro e o faturamento do seu negócio?
Agora que você já entendeu o conceito e a diferença entre lucro e faturamento, é essencial saber o que fazer para elevar os seus resultados.
Trata-se de estratégias comerciais indispensáveis para aperfeiçoar o seu negócio, aumentando o volume de vendas e, consequentemente, os seus lucros. Separamos dicas valiosas para você aplicar no seu negócio e ter maior lucratividade com as vendas. Confira!
Faça um planejamento
Como vimos, o lucro e o faturamento são elementos que precisam aparecer no seu planejamento financeiro. Você deve registrar os resultados a cada mês para realizar comparativos entre os períodos e ter clareza sobre como anda o seu negócio.
Com isso, você tem mais ferramentas para fazer um planejamento certeiro para a sua empresa. Na hora de se planejar, é importante definir as métricas que serão consideradas nas suas avaliações e olhar para o seu histórico financeiro.
Olhe para os erros do passado e para aquilo que deu certo e gerou lucros em outros meses. A ideia é replicar o que funcionou e evitar repetir o que trouxe prejuízos, além de buscar inovações para melhorar os seus processos de forma contínua, gerando resultados ainda melhores.
Corte gastos
Se o cálculo do lucro considera os custos do negócio, para aumentar esse índice, vale a pena rever os seus gastos e procurar cortar o que está a mais. Para isso, o planejamento financeiro é fundamental. Com ele, você consegue ter uma visão clara sobre todos os custos e, então, decidir o que pode ser cortado.
Ao mesmo tempo, não adianta cortar despesas essenciais e que trarão mais prejuízo do que lucro. Então, avalie bem esse aspecto e converse com o time para identificar se algum sistema não está sendo utilizado e reduzir despesas sem comprometer a qualidade e a experiência do cliente.
Defina objetivos e metas
As metas guiam as suas estratégias. Com um objetivo, você consegue pensar em formas criativas de alcançá-las. Por isso, a partir da análise dos seus resultados atuais de lucro e faturamento, avalie o que pode otimizar e crie metas realistas para o próximo período.
Assim, é possível criar um processo consistente de crescimento para o seu negócio e melhorar os seus resultados, mesmo que gradualmente. Portanto, estabelecer metas para a equipe e fornecer o devido apoio é importante para ajustar os atendimentos e elevar o faturamento.
Pesquise o mercado e os concorrentes
Para compreender como está o seu segmento e se as suas soluções são atrativas para os consumidores, é indispensável acompanhar o mercado. Ao entender sobre a realidade do nicho, você terá maior embasamento para tomar decisões importantes em relação ao faturamento e ao lucro.
Além disso, não deixe de monitorar os seus concorrentes diretos e indiretos, pois assim será possível entender melhor como está o seu negócio — principalmente quanto aos diferenciais em relação a outras lojas, o que vai ajudar a melhorá-lo e a torná-lo mais atrativo para os clientes.
Invista em estratégias para aumentar o ticket médio
O ticket médio é um indicador que representa o valor médio do faturamento em cada venda, considerando um período de referência. Sendo assim, ajustar o valor de compra de cada pedido é uma ótima forma de elevar o seu faturamento e lucro, de maneira prática e eficaz.
Para isso, é possível utilizar as seguintes estratégias:
- faça kits de produtos;
- apresente produtos similares para estimular vendas;
- aplique descontos progressivos;
- adote programas de fidelidade;
- eleve o seu portfólio de produtos.
Por meio dessas dicas, você consegue fazer com que os clientes façam mais aquisições e aumentem os gastos em seu negócio. Desse modo, não deixe de aplicar cada uma delas em seu estabelecimento.
Precifique corretamente os produtos e serviços
A precificação é uma parte fundamental para manter a saúde financeira do negócio em dia e aumentar o faturamento e a lucratividade. Portanto, é importante ter atenção a esse fator e usar bons métodos para colocar os preços nos itens vendidos.
Além disso, embora as promoções sejam um grande atrativo para os consumidores, é importante que a precificação seja executada da forma correta. Assim, você evita prejuízos e ainda mantém os valores interessantes para o cliente, influenciando na decisão de compra.
Invista no marketing
As estratégias de marketing, principalmente digital, são extremamente importantes para dar maior visibilidade ao seu negócio. Sobretudo, ajudam a otimizar o seu relacionamento com o público-alvo, facilitando o processo de captação de clientes, conversão e fidelização.
Sendo assim, conte com apoio profissional e desenvolva campanhas de marketing personalizadas de acordo com seu público e objetivos. É uma das formas mais eficazes de atrair consumidores e elevar as possibilidades de vendas, aumentando o faturamento e a lucratividade.
Portanto, explorar recursos como o marketing de conteúdo, publicidade paga e divulgação por meio de influenciadores são algumas das principais maneiras para atrair e reter novos clientes para sua marca.
Use a tecnologia
O uso da tecnologia também é um excelente aliado para aumentar sua visão sobre o negócio e entender o que está lhe impedindo de lucrar. Por exemplo, por meio de soluções tecnológicas, é possível otimizar os lançamentos do seu fluxo de caixa e contar com relatórios.
Esses, por sua vez, vão lhe gerar maior conhecimento sobre os custos e receitas da sua empresa, apontando aspectos que podem ser otimizados para aumentar a lucratividade. Portanto, encontrar um bom sistema financeiro é um passo importante.
Para isso, faça pesquisas no mercado e entenda suas necessidades. Ao avaliar as opções, veja as funcionalidades e o suporte que a fornecedora oferece. Desse modo, você acerta na seleção e consegue ter um aliado importante para maximizar os lucros.
Diversifique os meios de pagamento
Os consumidores podem apresentar preferências distintas. Além disso, há vezes em que não fecham a compra por não terem à disposição a forma de pagamento que desejam. Assim, você deixa de vender e, consequentemente, de lucrar.
Desse modo, é fundamental encontrar meios de fugir dessa objeção e conseguir aumentar o número de negociações utilizadas. Há a possibilidade de receber por Pix, cartão de crédito, de débito, no dinheiro e muitas outras formas.
Vale entender quais são as mais indicadas para o seu negócio e encontrar parceiros ideais para lhe ajudar com essa tarefa. Nesse sentido, conte com a gente e use as soluções que oferecemos. Assim, você tem a certeza de que terá ferramentas de qualidade.
Treine sua equipe de vendas
O atendimento é um fator muito importante para manter os clientes fidelizados à sua marca. Portanto, investir na qualificação e no treinamento da equipe promete trazer excelentes resultados. Especialmente o time de vendas, que atua diretamente com o público, é necessário desenvolver diversas habilidades sociais para que a comunicação com os clientes seja satisfatória.
Tal treinamento também contribui para melhorar o percentual de conversões em vendas o qual afeta diretamente o lucro do período. Por isso, investir em palestras, eventos, networking e demais recursos nesse quesito contribui para manter o time engajado e cada vez mais pronto para atender seu público.
O lucro e o faturamento são os pilares da gestão financeira de um negócio, como você pôde notar neste artigo. Portanto, entender sobre eles e investir em soluções inovadoras para a gestão é imprescindível para promover o crescimento e a solidez em um mercado cada vez mais competitivo.
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