Um dos principais pontos que preocupam empresários ao abrir o seu negócio é saber como evitar a falência. São diversos os motivos que podem levar a essa situação. A crise financeira do país é uma delas, assim como a falta de planejamento, má gestão e ausência de funcionários capacitados, entre outros aspectos.
Pensando nisso, reunimos informações essenciais neste artigo para explicar a importância de um bom planejamento, as principais causas da falência e como evitá-las. Continue a leitura para saber mais!
Qual a importância de ter um bom planejamento?
O planejamento é muito importante e deve ser feito antes da abertura do negócio, pois nele estarão contidos tudo o que for relacionado à nova empresa. Com as portas abertas, ele adquire um papel ainda mais especial, estabelecendo a disciplina, estipulando metas e gerenciando os processos. Resumindo, é um dos pilares para uma gestão empresarial eficiente e essencial para evitar situações de crise e até a falência.
No entanto, é importante considerar que não se trata de um documento estático. Ele deve ser reavaliado e atualizado periodicamente, com base no desempenho da empresa, para implementação de melhorias e acompanhamento do que é praticado no mercado, a fim de se manter competitivo.
Quais as principais causas de falência da empresa?
A taxa de mortalidade das empresas no Brasil, que indica a quantidade de negócios que fechou as portas após algum tempo do início de suas atividades, é alta. Segundo dados divulgados pelo Sebrae, a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020) apontou que 29% das MEIs entraram em processo de falência após cinco anos da abertura do negócio.
O mesmo levantamento apontou que 21,6% das falências ocorreram em microempresas e 17% nas de pequeno porte. Esse quadro pode ser causado por diversos motivos. Os mais recorrentes são:
- situação financeira do empresário antes de abrir a empresa;
- planejamento equivocado ou a falta dele;
- falta de capacitação técnica dos colaboradores;
- ausência de clientela;
- dívidas em excesso;
- falta de análise do mercado;
- gestão ineficiente;
- precificação incorreta, entre outros.
Para que a empresa consiga prosperar e se manter competitiva no mercado, é preciso se preocupar com esses aspectos que devem ser considerados essenciais.
Quais as melhores formas de evitar a falência da empresa?
Para evitar a falência é preciso cuidar de aspectos técnicos, administrativos e, ao mesmo tempo, ter um olhar analítico voltado ao mercado. A seguir, veja 12 maneiras de evitar que isso aconteça com o seu negócio:
1. Identifique erros
A primeira providência para evitar a falência é identificar eventuais falhas na gestão. Para isso, é necessário analisar as informações sobre compras e vendas, relatórios de desempenho e de fluxo de caixa. A partir dessa avaliação inicial é possível chegar aos principais pontos que podem estar levando o negócio a uma situação de crise.
2. Faça um plano de negócios
Conforme já comentamos, a elaboração de um plano é crucial para estabelecer estratégias de ações. Ele serve como uma bússola de tudo o que a empresa precisa fazer para alcançar os seus objetivos. Normalmente, esse tipo de documento inclui:
- metas e objetivos do empresário;
- resultados a serem alcançados;
- dados estatísticos sobre a situação atual do negócio;
- atividades que precisam ser melhoradas para a continuidade do empreendimento.
Além disso, devem ser realizados estudos de mercado e análise financeira para, então, definir se o negócio continua viável, a taxa de rentabilidade, o crescimento esperado e os próximos passos a serem dados. Todos esses aspectos são importantes para tirar a empresa de uma situação de crise e fazê-la acompanhar e até ultrapassar os seus concorrentes.
3. Corte gastos
Muitas empresas abrem falência devido a despesas muitas altas e falta de recursos para arcar com os compromissos. Isso acontece quando há má gestão financeira. Nesses casos, os gastos são maiores que os ganhos e o descontrole é constante. Esse problema pode ser evitado por meio do corte dos gastos que nada acrescentam às estratégias da empresa, verificando quais tipos de despesa podem ser eliminados.
Aqui, é importante observar que os custos podem ser divididos em duas modalidades: os estratégicos e os não estratégicos. O primeiro se refere a tudo o que ajuda a melhorar os resultados da empresa e a criar negócios, como engajamento de clientes, campanhas de marketing e capacitação dos colaboradores.
Já os custos não estratégicos envolvem o que é relevante para o negócio, mas não agem diretamente na sua melhoria, como os gastos com água, luz, internet, etc. Dessa forma, buscar alternativas para reduzir tais custos contribui (e muito) para melhorar a situação financeira do empreendimento.
4. Separe a pessoa física da jurídica
Retirar valores da empresa sem planejamento, só por ser o dono do negócio, é uma ação que pode afetar seriamente o fluxo de caixa e o capital de giro. Para evitar que isso ocorra, abra uma conta para pessoa jurídica e outra para a física. Além disso, estabeleça uma quantia adequada para retirada mensal, como se fosse um salário.
5. Renegocie prazos
A renegociação de dívidas é fundamental para a mudança e um excelente sinal de que o empresário está agindo para honrar com os seus compromissos e reestruturar o negócio. Para renegociar um contrato, é interessante que você e o banco cheguem a um acordo favorável para ambos.
Nesse sentido, é preciso analisar diversos elementos, como:
- taxa de juros a ser cobrada;
- quantidade de parcelas;
- prazo para pagamento;
- valor total da dívida, entre outros.
Não adianta se comprometer com o pagamento de parcelas muito altas se você não sabe se vai poder quitar tudo no prazo de vencimento. Isso pode demonstrar uma falta de seriedade e dificultar o relacionamento, prejudicando futuras negociações.
6. Aposte na inovação
A oferta de bens e serviços deve ser repensada de maneira contínua. Para isso é preciso investir em produtos e serviços diferenciados e tecnologia. Dessa forma, busque sempre inovar para ganhar uma vantagem competitiva, conquistar clientes e fidelizar os que já fazem parte do seu público cativo.
7. Capacite e retenha seus talentos
Poder contar com excelentes profissionais do seu segmento é um dos meios mais certeiros para o sucesso do seu negócio. Eles são os responsáveis por manter os fluxos funcionando para que as metas e objetivos propostos sejam alcançados.
Por isso, invista em processos seletivos eficientes e ações que ofereçam recompensas pelos bons trabalhos realizados. Isso ajudará seu negócio a ser a primeira opção dos colaboradores, mantendo-os interessados e comprometidos.
9. Ofereça um atendimento personalizado
Oferecer um atendimento personalizado e de qualidade para os seus clientes é uma forma eficiente não só de entregar um serviço com maior qualidade, mas também para saber mais sobre o seu consumidor.
Mas como fazer isso? Utilizar ferramentas tecnológicas voltadas ao suporte pode ajudar muito, já que isso centraliza as informações sobre os clientes, trazendo mais recursos para seu negócio conseguir trabalhar com base nesses dados.
Dessa forma, é possível entender as necessidades dos seus clientes e implementar melhorias para atendê-las. Além de fidelizar, esse tipo de ação atrai mais clientes com o marketing boca a boca.
10. Faça uma gestão de riscos
É comum na história de qualquer empresa enfrentar momentos de crise. O que pode ser um grande diferencial para evitar esse tipo de situação é a antecipação de problemas, a fim de evitar ou minimizar os seus impactos.
Isso pode ser alcançado por meio de uma gestão de riscos, na qual o gestor analisa possíveis cenários e estuda recursos e saídas para a solução de cada uma das situações.
11. Evite o efeito “bola de neve”
Para gerenciar a crise, é preciso, além de identificar os eventuais problemas e implementar soluções, fazê-las de maneira rápida, com urgência. Isso porque, ao ignorar a situação, protelando as medidas necessárias, torna mais difícil a solução, já que os problemas se acumularão, criando uma “bola de neve”.
Assim, ao identificar uma possível situação de crise, é urgente fazer um diagnóstico precoce, pois quanto antes você tomar medidas para a solução, mais chances o seu negócio terá para se recuperar e evitar outros problemas.
12. Consulte especialistas
Há momentos em que uma consultoria é imprescindível para ajudar a empresa a sair da crise e evitar a sua falência. Nesse sentido, uma consultoria especializada tem muito a oferecer, pois conta com uma visão ampliada dos negócios e técnicas que podem otimizar os seus processos para trazer mais eficiência operacional.
Além disso, um consultor pode sugerir um corte eficaz de gastos e a reformulação de atividades, fornecendo, ainda, estratégias de retenção de talentos, bem como fidelização e atração de novos clientes. Tudo isso ajuda a empresa a sair da crise e a se reerguer de maneira competitiva e eficiente.
Como você pôde ver, saber como evitar a falência é fundamental para manter o seu empreendimento competitivo no mercado. Além de um bom planejamento, a capacitação e o controle financeiro formam o tripé para atingir os objetivos e evitar problemas que podem levar ao fechamento do negócio.
Essas informações foram úteis? Para saber mais sobre eficiência na gestão da empresa, continue em nosso blog e aproveite mais um artigo para entender melhor: o que é e como elaborar um planejamento financeiro!
O que você achou deste conteúdo?
Obrigado pela sua avaliação