Criar um negócio de sucesso exige resiliência, organização e um excelente planejamento de marketing. É por meio da publicidade que sua marca se destaca da maioria, alcançado bons clientes e fidelizando o público. Além disso, as estratégias de comunicação também podem ser implementadas a fim de aumentar o engajamento com a audiência e gerar valor para cada lead.

Por isso, vale a pena entender mais sobre como organizar um bom planejamento, além de descobrir quais os melhores caminhos para colocar as técnicas de comunicação em prática. Se você também quer aprender a fazer um bom planejamento de marketing para sua marca, continue a leitura e confira nosso post!

O que faz parte do planejamento de marketing?

Entender quais são as partes mais relevantes de um bom planejamento de marketing pode ajudar o negócio a melhorar o alcance de clientes e gerar um número de vendas ainda mais alto.

Existem diversos pontos extremamente importantes que precisam ser considerados na sua estratégia, como:

  • fazer a identificação das oportunidades de mercado
  • definir quais são as metas que o negócio aspira alcançar
  • entender os principais concorrentes existentes
  • estabelecer estratégias que ajudem na diferenciação e na construção de marca
  • ter em mente as necessidades dos clientes
  • selecionar as melhores ferramentas para chegar aos objetivos

Esses são alguns dos itens que fazem parte do planejamento de marketing e que você precisa considerar ao realizá-lo em seu negócio. Mas não se preocupe, conte com a gente para arrasar nesse plano.

Quais são os tipos de planos de marketing?

Mais um aspecto que deve ser considerado é qual plano utilizar na hora de organizar o seu negócio na intenção de conseguir bons resultados com o marketing. Existem vários tipos de planos que são úteis e que vão direcionar as ações a fim de obter mais clientes. A seguir, explicamos os principais.

Plano por níveis

Esse tipo de planejamento é dividido pensando nos níveis de gestão do negócio, buscando maior eficiência. Nesse sentido, ele pode ser pensado dessa forma:

  • plano de marketing estratégico: é utilizado com o objetivo de definir objetivos e estratégias de longo prazo, sendo realizado amplamente;
  • plano de marketing tático: serve para fazer um detalhamento e um planejamento de ações para alcançar os objetivos estabelecidos no plano estratégico;
  • plano de marketing operacional: é útil na hora de entender como aplicar as estratégias do plano tático no dia a dia do negócio.

O foco de cada um dos níveis é o longo, o médio e o curto prazo, respectivamente. Assim, ao escolher esse formato, você tem um planejamento completo para buscar as metas de crescimento estipuladas em seu negócio.

Plano por estratégia

Essa é mais uma opção que você pode utilizar. Ele tem como característica a maior objetividade empregada e serve para orientar as tomadas de decisões realizadas pelo negócio na hora de alcançar os clientes.

Nesse sentido, os principais canais de aquisição de clientes terão estratégias estabelecidas para tentar conquistar os consumidores. É possível utilizar:

  • marketing digital
  • marketing de conteúdo
  • redes sociais
  • marketing de produto
  • marketing interno
  • relacionamento com o cliente

Em geral, esse tipo de plano é utilizado por empresas de grande porte, pois elas contam com equipes maiores e que são capazes de atender a cada uma das áreas de forma específica e eficiente.

Plano por campanha

Por fim, o último tipo de plano de marketing é o por campanhas. Há várias datas sazonais que merecem atenção devido ao poder de aumentar as vendas e gerar um acréscimo de faturamento expressivo para o negócio.

É nesse aspecto que esse tipo de plano pode ser um bom aliado, pois serve para fazer campanhas específicas com foco no curto prazo. Assim, aproveitam-se datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e outras tantas que podem ser usadas para melhorar as métricas de marketing.

Por que é importante fazer um planejamento de marketing?

O planejamento de marketing tem diversas utilidades para um negócio e se faz fundamental na intenção de alcançar as metas que foram estabelecidas. Inclusive, é por meio dele que se definem objetivos realistas e um plano de ação para alcançar os resultados desejados, proporcionando um diferencial competitivo.

Além disso, ele pode ajudar em diversos aspectos relevantes para alcançar mais clientes para o negócio, como:

  • auxilia na definição do público-alvo: por meio de um bom plano, é possível utilizar as dores e os desejos dos clientes para gerar conexão com a marca;
  • proporciona melhor posicionamento: com um melhor entendimento do consumidor, fica mais simples posicionar o negócio no mercado;
  • melhora a eficiência: as ações de marketing tendem a ser mais eficazes na hora de alcançar o cliente e gerar oportunidades de vendas;
  • ajuda a entender cenários: o planejamento é uma parte importante para descobrir forças e fraquezas, além de permitir identificar oportunidades;
  • ampara a escolha de ferramentas: por meio dessa etapa, é mais simples encontrar os recursos mais adequados para alcançar as metas do negócio;
  • melhora a precificação: com um melhor posicionamento da marca, fica mais fácil aumentar preços e, consequentemente, a lucratividade;
  • ajuda a monitorar os resultados: é possível determinar indicadores e acompanhar os resultados, fazendo as adequações necessárias.

Essas são as principais razões pelas quais você não deve deixar de fazer o planejamento de marketing do seu negócio. Por meio dele, é possível melhorar os resultados e alcançar muitos benefícios.

O que não pode faltar no planejamento de marketing?

Ao saber que o planejamento de marketing é um aspecto importante para o seu negócio, o próximo passo é compreender quais são os aspectos essenciais que devem estar presentes nele. Por isso, destacamos vários pontos que não podem ficar de fora do seu plano:

Objetivos claros

Ter metas claras e bem estabelecidas é uma parte fundamental para conseguir bons resultados por meio do planejamento de marketing do negócio. É importante adotar boas práticas, como:

  • utilizar dados: o uso do histórico das informações do negócio ajuda a entender períodos de sazonalidade para ajustar os objetivos;
  • ter períodos estabelecidos: definir o prazo a fim de avaliar as metas é fundamental para conseguir realizar comparações e ser mais assertivo na hora de estabelecer as metas;
  • ser mensurável: de nada adianta ter objetivos estabelecidos se você não consegue verificar se chegou aos resultados.

Esses são alguns dos aspectos que precisam ser considerados na hora de fazer a definição de objetivos. Além disso, é válido contar com metodologias que já foram testadas e aprovadas, como o método SMART.

Avaliação do mercado

Outro ponto essencial para conseguir fazer um planejamento de marketing realmente eficiente é a avaliação de mercado. Por meio dessa análise, você consegue identificar como os concorrentes estão se posicionando.

Além disso, pode encontrar oportunidades para se diferenciar, entender o que o público está procurando e verificar quais são os pontos fracos que o seu negócio está apresentando. Assim, é só passar para a próxima etapa.

Planos de ação

Com a análise de mercado realizada e o entendimento de períodos sazonais e oportunidades, também é fundamental que sejam criados os planos de ação para atingir o público-alvo do seu negócio.

Essa parte não pode ficar de fora do planejamento, pois facilitará a tomada de decisão e ajudará a direcionar os recursos da empresa de forma inteligente e eficiente.

Métricas

Ter métricas definidas também é um ponto que não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing. Os indicadores são responsáveis por dar direcionamento e facilitar a tomada de decisão no negócio.

Por exemplo, se uma estratégia não está performando bem, é mais fácil perceber isso por meio das métricas. Desse modo, é fundamental que você tenha em mente quais são os principais indicadores que precisam ser utilizados.

Quais são os erros mais comuns e como evitá-los?

Também é importante saber quais são os erros mais usuais que são cometidos no planejamento de marketing de um negócio. Essa compreensão vai facilitar a tomada de decisão para manter os resultados no controle. Veja alguns deles logo abaixo:

  • não conhecer sua persona: é preciso saber quem o negócio quer atingir para estabelecer estratégias adequadas;
  • não realizar o planejamento: se você não tem um plano, fica difícil conquistar os objetivos;
  • não focar no cliente: colocar o consumidor no foco das suas estratégias é essencial para obter bons resultados;
  • não investir nas ferramentas adequadas: é importante ter boas ferramentas para implementar as ações e mensurar os resultados;
  • não acompanhar a jornada do cliente: ter um bom funil de marketing e saber em que etapa o seu consumidor está é fundamental para nutri-lo de maneira adequada.

Ao compreender esses erros, você já sai na frente da grande maioria dos seus concorrentes. Além disso, é válido adotar as dicas que vamos apresentar a seguir.

Como fazer um bom planejamento de marketing na empresa?

Agora que você já conhece quais os erros mais frequentes no desenvolvimento das estratégias de marketing, é hora de entender como alocar seus esforços de um modo inteligente. Siga a leitura e descubra como criar um planejamento de sucesso para os seus projetos!

Faça um diagnóstico

O primeiro passo na construção de um bom planejamento de marketing se refere à verificação da condição atual da empresa, permitindo identificar os pontos fortes e fracos. Informações sobre o número de vendas, o histórico de faturamento e o número de colaboradores são importantes.

Além dessas informações básicas, vale a pena utilizar a Análise SWOT, que é responsável por mapear os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças que afetam sua marca. Isso contribui para que o planejamento seja adequado à sua realidade e caiba no orçamento.

Analise o ambiente de negócios

Nessa etapa, é hora de olhar desde o macroambiente até o microambiente, a fim de investigar os fatores que podem afetar seu plano. No macro, são consideradas as grandes mudanças que têm potencial para afetar seu projeto, tais como mudanças demográficas, econômicas, tecnológicas e socioculturais.

Já do ponto de vista do microambiente, a análise deve olhar para questões ligadas à concorrência, poder de barganha, poder de mercado, ameaças com novos concorrentes, mudanças nas preferências dos consumidores, entre outros pontos. Tais fatores devem ser considerados para a construção de cenários para o futuro, determinando o que a empresa deve fazer em cada um deles.

Avalie a concorrência

Entre os participantes do microambiente, os concorrentes representam uma parcela importante na composição de suas estratégias. Entender sobre eles, sobre que público estão atendendo e como sua comunicação é feita permite que você encontre caminhos para se diferenciar.

Por isso, vale a pena utilizar essa análise para buscar insights para sua estratégia, antecipar tendências e movimentos da concorrência e perceber qual a sua fatia do mercado, além de identificar boas oportunidades de posicionamento e quais vantagens competitivas a marca sustenta.

Defina o seu público

Após verificar o mercado e a concorrência, é hora de olhar para dentro e verificar quais grupos de consumidores sua marca atende. Levantar informações com dados demográficos, psicográficos e comportamentais traz vários insights sobre como a comunicação deve ser feita com essas pessoas.

A partir da criação de um público-alvo, é possível ter algumas personas que compõem esse grupo. Esse personagem fictício deve aprofundar comportamentos, valores, medos, expectativas e desejos para representar o que seria um cliente ideal. Assim, seu negócio consegue desenhar ofertas mais atrativas e convincentes.

Estabeleça um posicionamento

Com o intuito de ter um bom planejamento de marketing, é importante que você tenha em mente qual é o posicionamento que vai assumir. Por exemplo, para se tornar autoridade no setor, distribuir o seu conhecimento e ajudar os clientes é uma ótima opção.

Para isso, é válido investir em um calendário editorial. Ele ajudará a estabelecer quais são os assuntos que podem ser abordados e como você pode fazer o público engajar com o seu negócio.

Estabeleça objetivos

Como você já viu, ter objetivos bem claros é essencial para conseguir destaque no mercado de atuação. Por meio de metas bem estipuladas, fica mais simples definir os planos de ação para implementar e alcançar mais pessoas.

A fim de estabelecer o que pretende alcançar, utilize a tecnologia e conte com a ajuda da sua equipe. Com boas conversas e dados atualizados, fica mais simples saber quais objetivos são alcançáveis e em quanto tempo.

Acompanhe os resultados

É preciso ter atenção à performance da empresa. Para esse fim, é necessário que as métricas estejam bem definidas e que você as acompanhe com certa regularidade. Assim, é possível ajustar as estratégias que não estão dando certo e reproduzir as que geram resultados.

Com a intenção de fazer esse acompanhamento, é necessário contar com a tecnologia. Existem softwares que vão auxiliar a obter as métricas e a gerar relatórios que serão úteis na tomada de decisão.

Implemente melhorias

Ao entender quais são as estratégias adequadas e quais não estão dando retorno, o último passo é implementar as melhorias necessárias para conseguir alcançar os objetivos que foram determinados no seu planejamento.

Ao colocar as melhorias em prática, deve-se voltar às etapas anteriores para verificar se elas deram certo, ou se será necessário fazer novas mudanças nas estratégias adotadas pelo seu negócio.

Quais são os benefícios do planejamento de marketing?

Investir em um bom planejamento de marketing exige pesquisa, dedicação e tempo para testar várias estratégias possíveis. Entretanto, há diversas vantagens que justificam toda essa dedicação à comunicação com o público. Siga a leitura e confira quais os principais ganhos que você obtém ao investir no marketing da sua marca.

Ampliar a compreensão do mercado

O planejamento da comunicação também é fundamental para ampliar a compreensão do mercado, já que ele envolve a coleta de informações diretamente do público. Isso permite entender melhor quais são as dores, os interesses, os desejos e os objetivos dos seus leads.

Por isso, vale a pena investir um bom tempo nas pesquisas, além de descobrir quais são os produtos e serviços favoritos do público. Todas essas informações podem ser utilizadas no desenvolvimento de campanhas futuras e trazem excelentes insights para o desenho de novas ofertas.

Quanto mais pesquisas e conversas você realizar com a audiência, maior se torna o conjunto de informações que orienta sua estratégia. Portanto, vale a pena usar enquetes, formulários do Google e demais ferramentas para realizar a coleta de dados por conta própria.

Alocar os recursos de modo eficiente

Manter uma empresa lucrativa exige que todos os gastos sejam feitos com planejamento. Isso significa que é necessário ter atenção ao volume de recursos que está sendo alocado nas estratégias de comunicação e aos resultados que eles estão trazendo.

Cada tipo de público responde melhor a um determinado tipo de mídia, incentivo ou abordagem. Por isso, é necessário testar, acompanhar os resultados e verificar qual tipo de campanha traz o melhor ROI (Return Over Investment), ou Retorno Sobre o investimento. Essa medida permite comparar vários tipos de abordagens e verificar qual delas traz os melhores resultados.

Além disso, é no planejamento de marketing que você determina os orçamentos para cada atividade e define quais os recursos necessários para cada campanha. Caso você ainda não tenha ideia de quanto dinheiro deve ser gasto, uma boa opção é fazer testes com um orçamento menor e aumentar o investimento conforme a estratégia for gerando resultados.

Identificar oportunidades de crescimento

Ao avaliar o mercado, assim como sua concorrência, o planejamento de marketing contribui para que seu negócio identifique as melhores oportunidades de crescimento, especialmente na criação de produtos ou serviços que são capazes de atender às novas demandas.

Isso significa que, ao investir na pesquisa, você consegue ter mais clareza sobre o que é, ou não, importante para o público. Para quem trabalha no setor de alimentos, por exemplo, é possível identificar quais os pratos favoritos, qual a busca por opções veganas, como está a demanda por alimentos saudáveis, enfim, quais os melhores nichos para explorar.

Essa lógica pode ser aplicada a qualquer área, independentemente da sua empresa vender produtos ou serviços. Portanto, não deixe de utilizar todas as informações coletadas — e que representam a maioria do seu público — para ajustar sua estratégia e destiná-las à criação de inovações que captam as mudanças comportamentais do público.

Melhorar a comunicação da marca

Você já pensou em criar um calendário editorial? Esse tipo de organização faz parte do planejamento de marketing e determina quais assuntos você deve utilizar na comunicação da sua marca.

Por meio dele, é possível colaborar com o aumento da consciência da audiência sobre algum problema, além de conduzir os seus seguidores para a percepção de que seu negócio pode contribuir para solucionar as dores do público.

O planejamento também define em quais redes sociais o público está mais presente, qual a forma mais adequada de se comunicar — formal, casual, divertida, informativa, etc. — e quais gatilhos mentais são mais importantes para a audiência.

Isso faz com que as copys (ou seja, o texto) dos anúncios fiquem mais atrativas e que o custo por lead seja reduzido, além de contribuir para que sua mensagem seja ainda mais impactante. Logo, a comunicação da marca, em diversos aspectos, é melhorada.

Aumentar a eficiência das campanhas

O ganho de eficiência ocorre quando a empresa consegue atingir o máximo de pessoas com o menor investimento possível. Isso pode ser feito tanto por meio de estratégias de tráfego orgânico — envolvendo a produção de conteúdo nas redes sociais, blogposts e contribuições em fóruns ou comunidades — quanto por meio do tráfego pago — com campanhas no Google Ads ou no Facebook Ads, por exemplo.

A eficiência é alcançada por meio de testes, avaliações e métricas de marketing que identificam de que maneira a comunicação está contribuindo para atingir os resultados financeiros esperados.

Isso significa que é importante pesquisar e ajustar a estratégia da melhor forma possível, mas é necessário implementá-la, para depois pensar em formas de otimização. Portanto, vale a pena desenvolver suas campanhas com calma e levá-las ao mercado para testar. Assim, você consegue coletar dados importantes e efetuar os respectivos ajustes.

Viu como é importante contar com um bom planejamento de marketing para otimizar a comunicação do seu negócio? Dessa forma, você consegue impactar o público e trazer grandes resultados para suas vendas. Então, não deixe de testar várias novidades para entender o que funciona melhor com a sua audiência.

Quer saber como ter um marketing eficiente, mesmo com poucos recursos? Siga com sua visita ao blog e descubra como aplicar o marketing digital para pequenas empresas!