Você está pensando em como montar um e-commerce, mas ainda não sabe bem por onde começar? Esse é um dos grandes desafios que boa parte dos empreendedores que desejam fazer parte do mundo digital enfrentam.

De fato, inicialmente, o processo parece complexo — existem diversas etapas e alguns detalhes que precisam ser levados em conta a fim de expandir o seu negócio para o universo online de forma bem-sucedida. No entanto, com planejamento e organização, a missão se torna bem mais fácil.

Pensando em dar uma mãozinha nessa jornada, elaboramos um guia bastante completo que traz, inclusive, um passo a passo para você conseguir montar seu e-commerce. Continue a leitura e fique por dentro!

Por que montar um e-commerce?

O e-commerce — ou comércio eletrônico, como também é chamado — é, atualmente, uma das maiores potências de vendas no mercado e não para de crescer. No primeiro trimestre de 2021, por exemplo, as lojas virtuais apresentaram uma alta no número de vendas equivalente a 57,4% em comparação ao mesmo intervalo de tempo no ano de 2020, segundo o relatório da NeoTrust.

Diante de tamanha expressividade, é natural que os empreendedores que ainda não marcam presença no meio online queiram garantir a sua fatia. Para os consumidores, inclusive, comprar em e-commerces já se tornou um hábito, já que é possível aproveitar a praticidade e adquirir serviços e/ou produtos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Para os lojistas, por outro lado, trata-se de uma excelente oportunidade de fechar novos negócios, afinal, o setor viabiliza vender mais e fidelizar o seu público-alvo residente em qualquer local, visto que é um comércio "sem fronteiras". No entanto, antes de entender como montar um e-commerce — passo a passo —, é indispensável dominar o seu conceito e compreender como funciona.

O conceito de e-commerce

O e-commerce é um modelo de negócio que ganhou popularidade, principalmente, por oferecer operações totalmente digitais. Assim, na prática, o proprietário por trás da loja virtual pode utilizar um endereço eletrônico personalizado para comercializar as suas soluções e atender melhor ao seu público.

Além disso, os e-commerces contam com diversos recursos, como serviços de pagamento digital e integração com redes sociais e marketplaces. Nesse formato, em suma, os compradores navegam na plataforma de vendas procurando o produto e/ou serviço de que precisam, adicionam o item no carrinho e finalizam a transação com o pagamento — ou seja, para o público, um e-commerce se resume a esse processo de compra.

Para os empreendedores, no entanto, esse modelo envolve muito mais, afinal, quem deseja vender também (ou exclusivamente) pela Internet deve estruturar um negócio. Isso, por sua vez, abarca desde o planejamento de marketing, passando por finanças, vendas, logística e estoque, até o recebimento dos pedidos e a sua gestão na plataforma escolhida. Portanto, há muito mais trabalho "nos bastidores" do que os consumidores veem.

Como funciona um e-commerce?

Para entender como realmente funciona um e-commerce, é interessante analisar esse modelo considerando duas perspectivas distintas: a de quem compra e a de quem vende. Os compradores, em geral, costumam associar o comércio eletrônico a um grande shopping, em que se torna viável visitar diversas lojas, olhar cada uma das vitrines, pesquisar as soluções desejadas e comparar os preços — tudo isso sem necessidade de se deslocar.

Assim, quando escolhem um item, é necessário colocá-lo no carrinho (ou na sacola) da loja virtual, como dito, e finalizar o processo no checkout. Nesse momento, são inseridos os dados pessoais, o endereço e as informações de pagamento para finalizar o pagamento e, posteriormente, de acordo com o prazo definido, receber o produto em mãos.

Os vendedores, no entanto, devem abrir uma loja virtual, inserir os produtos comercializados — dividindo-os em categorias, preferencialmente, para facilitar a navegação dos usuários —, criar menus, trabalhar com imagens criativas e descrições detalhadas da solução oferecida e organizar o layout da página de modo a entregar uma experiência de compra positiva para o consumidor.

As principais vantagens

Embora montar um e-commerce implique diversos desafios e demande uma boa gestão, da mesma forma que qualquer outro modelo de empreendimento, há também vantagens associadas ao formato que fazem o trabalho valer a pena. A seguir, elencamos as principais!

Aumento do número de vendas

Em um e-commerce, torna-se possível vender os seus produtos e/ou serviços tanto para pessoas que residem, por exemplo, a 10 km de distância quanto para aquelas que moram do outro lado do mundo — caso o seu empreendimento faça envios internacionais, é claro. É por isso que se costuma afirmar que o comércio eletrônico não tem fronteiras.

Sendo assim, você tem a chance de levar as suas soluções para um número bem maior de pessoas, aumentando as suas vendas.

Diminuição dos custos operacionais

Principalmente se comparados a estabelecimentos físicos, os e-commerces possibilitam uma redução nos custos operacionais, tão indispensáveis para a manutenção das operações de um empreendimento. Afinal, com uma loja virtual, você não precisa despender recursos para custear a locação de um espaço nem arcar com todas as demais despesas que um ponto de venda físico envolve, como energia, água etc. Ou seja, é possível gerir uma operação mais enxuta, com custos mínimos.

Promoção de uma experiência mais positiva para o público-alvo

Não é novidade que vivemos em uma era de transformação digital. Nesse cenário, o público consumidor já espera ter a comodidade de fazer as compras online, caso assim prefira, como e de onde estiver, bastando ter acesso a um dispositivo com conexão à Internet.

Diante disso, não oferecer essa alternativa pode gerar frustração e afastar compradores em potencial da sua marca. Por outro lado, se esses clientes conseguirem visitar a sua loja virtual, escolher os itens desejados com facilidade e finalizar a compra rapidamente, a experiência será muito mais positiva e, consequentemente, conquistá-los e fidelizá-los se tornará uma missão mais fácil de ser cumprida.

Como montar um e-commerce?

Entender como montar um e-commerce do zero significa compreender toda a parte de planejamento e de definição de estratégias para efetivamente abrir a sua loja virtual. Ao longo desse processo, então, faz-se necessário levar em conta algumas etapas indispensáveis, como o estabelecimento de objetivos claros — e atingíveis —, a seleção de uma boa plataforma, a escolha de uma boa solução de pagamento digital, a divulgação por meio de ações de marketing etc.

Nesta seção, detalhamos cada um desses passos (e mais alguns) para auxiliá-lo nessa empreitada. Vamos conferir?

Escolha um nicho de mercado

E-commerces e marketplaces gigantes comercializam diferentes tipos de produtos e, com a sua estrutura mais robusta, conseguem atender a perfis de público diversos. Entretanto, a menos que você queira ser um deles, o recomendável é priorizar um nicho específico de mercado e selecionar uma ou algumas poucas categorias que representam boas oportunidades de vendas.

Determine um objetivo

Não há como falar em iniciar um e-commerce sem abordar a determinação de objetivos para o seu empreendimento virtual. Nesse caso, é necessário que eles sejam tanto alcançáveis quanto realistas, pois, do contrário, você corre o sério risco de desistir da sua loja virtual por não obter o retorno esperado.

Portanto, comece pensando nos objetivos macro. Conduza pesquisas e observe como as marcas concorrentes vêm atuando no universo digital e, principalmente, como está a performance de vendas. A partir disso, trace o que você quer para o seu negócio e aonde deseja chegar. É interessante, inclusive, definir índices de crescimento e o volume de clientes que você gostaria de alcançar no curto, no médio e no longo prazo.

Posteriormente, é necessário estabelecer os micro-objetivos — ou seja, pequenos passos que vão ajudá-lo a conquistar o que você estabeleceu previamente. Além de serem extremamente importantes para iniciar uma loja virtual do zero, esses propósitos motivam cada pequena conquista.

Trace uma estratégia de marketing digital

Um e-commerce que não tem uma campanha digital criada equivale, por exemplo, a um estabelecimento físico que não investe em outdoors, panfletagem e propagandas na TV.

Então, tenha em mente que do mesmo modo que existem as ações publicitárias no mundo físico, há também aquelas que acontecem no universo online, e é altamente recomendável que você planeje essas abordagens para atrair pessoas e gerar conversões.

Uma boa dica é explorar bastante as redes sociais e produzir conteúdos — em formatos diversos — relevantes para manter os prospects próximos da sua marca.

Estipule os canais de atendimento

Antes de montar o seu e-commerce, mais um ponto essencial é pensar nos canais de atendimento que serão disponibilizados aos clientes. Nesse sentido, é interessante estudar onde a sua persona provavelmente procurará o seu negócio, analisar em quais locais você quer que a sua marca esteja presente e quais serão as ferramentas de suporte utilizadas.

Bons exemplos são o e-mail, o telefone, as redes sociais (como o Facebook e o Instagram) e o WhatsApp.

Além disso, é válido trabalhar no "roteiro" que será seguido na comunicação com o cliente — especialmente no primeiro contato. Um atendimento personalizado, por exemplo, pode fazer toda a diferença na fidelização dos consumidores. Para tanto, é necessário que a equipe de atendimento seja sempre cordial e solícita e que sempre procure solucionar os problemas dos consumidores tão rapidamente quanto possível.

Escolha a plataforma em que você montará o e-commerce

Baseando-se no seu plano de negócio, defina qual plataforma é mais adequada ao perfil do seu estabelecimento e opte por uma que atenda ao seu projeto atual e à sua projeção de crescimento futuro. Em linhas gerais, essa escolha dependerá do seu nível de familiaridade com a tecnologia e dos seus recursos disponíveis. Existem tanto modelos mais limitados — contudo, ainda eficientes — quanto alternativas mais avançadas e que demandam um investimento maior.

Escolha o layout mais interessante

O layout certamente faz toda a diferença e, por essa razão, faz-se necessário que ele seja informativo, atraente e visualmente agradável para os usuários que visitarão o e-commerce. Nesse sentido, para garantir uma melhor experiência de compra, é necessário que o visual da sua página atenda a alguns requisitos, como:

  • dispor de menus com boa localização;
  • apresentar um design confortável e adaptável para o público que optar por acessar o e-commerce por dispositivos móveis, como tablets e smartphones;
  • ter imagens nítidas dos produtos oferecidos, bem como descritivos detalhados que tragam todas as informações necessárias;
  • ter filtros de busca para facilitar a navegabilidade;
  • apresentar uma boa estrutura, com dados completos, cores adequadas à proposta da marca — e à sua identidade visual — e campos bem definidos;
  • diminuir o caminho até o fechamento da compra.

Seja cauteloso com a segurança

Ao montar um e-commerce, é necessário ter um certificado digital SSL, que serve basicamente para a criptografia das informações que são trocadas entre a loja virtual e o cliente. Nesse caso, o intuito é assegurar a privacidade dos dados dos consumidores.

Estabeleça as opções de pagamento

Quando se trata de como montar um e-commerce do zero, uma etapa indispensável é definir as opções de pagamento que serão disponibilizadas, ou seja, os meios pelos quais os clientes poderão pagar pelas soluções adquiridas na sua loja virtual. Nesse momento, é necessário levar alguns critérios em conta, procurando, inclusive, ofertar o maior número de opções possível.

As soluções de pagamento digitais são grandes aliadas nesse sentido, já que, em regra:

  • recebem os dados de pagamento dos clientes do e-commerce;
  • contatam as instituições financeiras e as empresas de cartão;
  • processam o pagamento;
  • confirmam a liberação do pedido na sua loja virtual;
  • transferem o valor pago para a sua conta.

Encontre os melhores fornecedores

Nesse caso, a dica vale tanto para fornecedores de produtos quanto de serviços como as agências de marketing digital, por exemplo. Lembre-se de que os fornecedores devem ser verdadeiros parceiros de negócio e ajudá-lo a potencializar os seus resultados e a entregar uma experiência tão positiva quanto possível para o seu público-alvo.

Faça um bom planejamento logístico e de frete

Inclusive, falando em experiência, é indispensável ter em mente que ela não finaliza quando o seu cliente fecha a compra no seu e-commerce. Na verdade, até que ele receba o que adquiriu, as suas expectativas se mantêm bastante altas.

Nesse contexto, é necessário planejar o gerenciamento da logística para que a entrega da solução comercializada aconteça da melhor maneira — sem quaisquer avarias e dentro do prazo. Para isso, é interessante formar parcerias com transportadoras que sejam confiáveis, que disponham de uma frota atualizada e que trabalhem com tecnologias que viabilizem um bom rastreamento.

Além disso, é necessário ficar atento aos prazos e aos valores de frete, afinal, esses são aspectos determinantes para o (in)sucesso das vendas em uma loja virtual.

Monitore os seus resultados

Por fim, as ferramentas de análise são imprescindíveis para que você consiga coletar informações importantes sobre as páginas visitadas no e-commerce, a taxa de visitantes, o tempo de duração das visitas, os cliques e a quantidade de conversões. Um bom exemplo é o já conhecido Google Analytics.

Assim, com essas informações em mãos, você pode chegar ROI, o valor do retorno sobre o investimento relacionado às ações de marketing implementadas. Com isso, é viável avaliar o que está funcionando e o que demanda melhorias.

Como boas soluções de pagamento digitais podem ajudar a sua loja virtual?

Com a pandemia, o e-commerce bateu recordes nunca vistos antes. Uma boa parcela do público consumidor brasileiro começou a comprar no meio digital pela primeira vez e grande parte dessas pessoas optaram por continuar consumindo nas lojas online que descobriram durante esse período de tempo.

Foi nesse contexto que se percebeu a importância de contar com boas soluções de pagamento digitais, que se revelaram meios seguros e de fácil utilização. A grande diferença desse formato é a facilidade em fazer movimentações financeiras, dispensando o uso de dinheiro físico e livrando-se das burocracias bancárias — todos os dias da semana, 24 horas por dia.

Na verdade, a adoção desses métodos possibilitou que as empresas, de pequenos empreendimentos a grandes corporações, começassem a vender os seus produtos e/ou serviços para todo o país (e, em alguns casos, para todo o mundo), expandindo expressivamente o seu potencial comercial.

Por essa razão, essas soluções vêm se "alastrando" por empreendimentos de todo tipo, principalmente por aqueles que iniciaram recentemente o seu processo de transformação digital.

Inclusive, é possível destacar como as principais vantagens:

  • o aumento da agilidade, afinal, o pagamento digital facilita as transações e, ao adotá-lo, as operações são autorizadas em questão de poucos segundos;
  • um controle maior, já que cada uma das operações fica registrada não somente no banco de dados do seu e-commerce, mas também na plataforma utilizada, viabilizando uma leitura mais ampla das informações das vendas realizadas;
  • a redução de fraudes, pois as soluções de pagamento digitais adicionam camadas extras de proteção, exigindo autenticação, o que traz mais credibilidade e maior lisura aos processos.

Como escolher a melhor?

Agora que você já sabe por que os meios de pagamento digitais são grandes aliados dos e-commerces, listaremos dicas-chave que o auxiliarão a escolher a solução ideal para o seu empreendimento a seguir.

Colete informações acerca dos tipos de tecnologia

Antes de escolher a melhor solução de pagamento digital, é importante ter consciência de que essa escolha determinará como se dará a entrada de capital no seu negócio. Logo, é indispensável que você, empreendedor, volte a sua atenção ao tipo de tecnologia que será utilizado e à conexão que se estabelece com o seu dia a dia na empresa e com os softwares já utilizados.

Além disso, é interessante considerar o perfil do seu público-alvo para determinar a sua decisão, levando em conta os meios de pagamento mais demandados por ele.

Analise a viabilidade de integração de sistemas

Com certeza, um dos aspectos de maior relevância que precisam ser avaliados antes da contratação de uma solução de pagamento digital é a viabilidade de integração de sistemas. Mas o que significa isso na prática?

Basicamente, trata-se da possibilidade de integrar os sistemas que já são utilizados no cotidiano do gerenciamento financeiro do negócio ao meio de pagamento que será contratado. Dessa forma, é possível:

  • ter mais agilidade no processamento de dados;
  • ter um controle maior sobre a gestão;
  • contar com uma segurança extra.

Busque facilidade para a sua empresa e para o cliente

Outra característica — além da viabilidade de integração de sistemas — que agrega muito valor à experiência do cliente é a facilidade. Portanto, é imprescindível que você, empreendedor, avalie como funciona o seu processo de compras e procure soluções que tragam mais facilidade tanto para o seu público quanto para o seu negócio.

Afinal, a implementação de métodos que tornem complicada a experiência do consumidor pode gerar perda de parcela do seu público-alvo e, por conseguinte, impactar negativamente o seu número de vendas fechadas.

E aí? Entendeu como montar um e-commerce neste post? Então, continue aprendendo sobre o tema neste artigo: 10 estratégias de controle financeiro para o e-commerce