Que tal criar um site novo para a sua empresa? Além de criar estruturas do zero, você tem a possibilidade de desenvolver um conteúdo adequado e feito com base em uma estratégia de marketing bem definida. Assim, você consegue atrair novos clientes e permite que eles realizem suas compras pela internet.

Como o ambiente digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, criar um site, um blog e uma loja digital contribui para ampliar as vendas e ter uma nova fonte de receita além do seu espaço físico.

Se você quer saber como criar um site novo para o próximo ano, continue a leitura e confira nossas recomendações.

Como um site pode ajudar a empresa?

Um site faz com que a sua empresa ganhe um endereço digital. Atualmente, uma das características do consumidor é sua capacidade de realizar buscas e pesquisas de opinião na internet.

Por isso, criar as condições necessárias para que seus clientes possam realizar as compras de casa e ainda consigam receber um bom atendimento, é essencial para o crescimento de qualquer empresa na era moderna.

Além disso, você consegue ampliar seus canais de publicidade e os pontos de contato com a audiência. Isso significa que a empresa pode coletar mais dados e utilizá-los para criar um planejamento estratégico eficiente e alinhado com as necessidades do seu consumidor.

Como criar um site eficiente?

Existem várias boas práticas para ter um site eficiente e que gere resultados para sua empresa. Adotá-las é a melhor forma de deixar a concorrência para trás e conquistar a liderança em seu mercado. A seguir, apresentamos os principais passos para fazer um site novo de sucesso. Acompanhe!

1. Coloque informações relevantes

É importante que na hora de criar seu site novo você tenha atenção aos detalhes e coloque dados relevantes para o cliente. Por exemplo, é fundamental que as suas informações de contato sejam facilmente obtidas para que, caso o seu consumidor necessite, consiga esclarecer todas as dúvidas.

Além disso, pode-se criar uma página com as principais questões esclarecidas, assim, o usuário tem acesso ao que é necessário de forma simples e intuitiva. Caso você tenha um comércio físico, vale também incluir localização, telefone e e-mail do mesmo.

Se você anuncia os seus produtos no site, é essencial que as informações básicas, como descrição do item, valor e características, estejam bem elaboradas para aumentar a sua taxa de conversão.

2. Desenvolva recursos para facilitar a navegação

Um dos pontos mais importantes para o seu site novo é garantir a facilidade de navegação aos usuários. Por isso, preste atenção para não deixar as páginas pesadas, com imagens que não carregam.

O site precisa ser responsivo e se adaptar ao dispositivo utilizado pelo usuário, inclusive nos smartphones e tablets. Os clientes estão cada vez mais realizando compras online pelo celular, então, é fundamental permitir que eles fechem o carrinho onde quer que estejam.

Com isso, você não perde vendas e ainda otimiza a experiência dos usuários, aumentando a satisfação que eles têm com a sua marca, bem como a sua credibilidade no mercado. Aposte também em um bom provedor de hospedagem para garantir a estabilidade do seu site novo.

3. Mantenha um atendimento em tempo real

Você já oferece atendimento em tempo real para os seus clientes? Esse tipo de serviço evita a perda de vendas e é uma ótima forma de oferecer uma boa experiência aos visitantes do seu site.

Adote um chat online ou integre o seu site com o WhatsApp e redes sociais para falar com seus clientes em tempo real. Não esqueça de deixar o ícone do chat ou WhatsApp bem visível para que os seus consumidores saibam claramente que essa é uma forma de contato com a sua empresa. Se o usuário tiver uma dúvida enquanto navega pelo seu site, ele pode tirá-la imediatamente.

Hoje, os clientes estão mais exigentes e imediatistas, então, oferecer prontidão no atendimento faz a sua empresa ganhar pontos junto a esses consumidores. Uma boa pedida também é incluir um formulário de contato no seu site. Assim, o seu cliente só precisa preencher com as informações necessárias para a solicitação.

4. Use o design da marca

Ter uma identidade visual para a sua marca é fundamental para agregar valor às ofertas e garantir aumento da lucratividade. Por meio dela, você consegue fazer com que o usuário consiga identificar a qualidade apenas ao olhar para os seus produtos.

Além disso, ao criar o site novo e usar sua identidade visual, você consegue melhorar a imagem do seu negócio e passar confiança aos usuários de que é uma página oficial de sua empresa e, portanto, podem confiar e realizar compras por meio dessa opção. Assim, você aumenta os pontos de contato com os consumidores.

5. Crie banners de saída

Sabe quando você está saindo de um site e, de repente, aparece um banner com alguma promoção que faz você clicar nele? Então, essa é uma boa estratégia de marketing para manter os visitantes na sua página e estimulá-los a realizar alguma ação, como acessar uma oferta limitada.

O nome oficial desse banner é exit intent (tradução livre como "intenção de saída"), um pop-up de intenção de saída que pula quando o site identifica que o visitante está prestes a deixar a página. O importante aqui é não bombardear os clientes com muitos pop-ups, porque isso compromete a experiência que os usuários vão ter com a sua empresa.

6. Solicite a inscrição na newsletter

Incluir um espaço no seu site para os clientes se inscreverem na newsletter da sua marca é uma excelente ideia. Essa estratégia permite identificar clientes em potencial e nutrir os inscritos com conteúdos relevantes e promoções.

A newsletter funciona como um e-mail periódico que traz as principais novidades do seu negócio, desde a última postagem do seu blog até uma oferta personalizada.

Ela é uma forma de se manter em contato com os atuais clientes e atrair a atenção de novos consumidores que se interessaram pelos seus conteúdos. Por isso, faça uma chamada dentro do seu site pedindo para que os visitantes se inscrevam na sua newsletter e fiquem por dentro das novidades da sua marca.

7. Tenha atenção aos detalhes

Alguns detalhes do seu site são fundamentais para manter o visitante navegando pelas páginas. Um deles é a headline, uma frase de impacto que carrega a proposta de valor da sua empresa e que, muitas vezes, vem acompanhada de uma imagem.

A partir desse texto e dessa imagem, o cliente identifica se o seu site pode ou não atender às suas expectativas. Assim, esses elementos passam uma primeira impressão ao seu visitante e não podem ser negligenciados.

Uma ideia aqui é testar diferentes possibilidades para avaliar qual oferece o melhor resultado. Anote os aprendizados para repetir o que funcionou e refletir sobre o que não funcionou.

8. Peça a opinião dos clientes

Já pensou em pedir a opinião dos seus clientes para montar o seu site novo? Se você já tem um, pergunte aos consumidores o que eles acham que deve ser mudado, quais problemas já tiveram na hora de fechar um pedido e do que mais gostam na sua página.

Ninguém melhor do que os seus clientes para dizer o que eles preferem e do que sentem falta. Esse processo de pedir a opinião dos consumidores beneficia ambos os lados e fortalece a conexão.

9. Use provas sociais

Sabe aquele comentário deixado por um cliente sobre o quanto a sua empresa ajudou a resolver os problemas que ele tinha? Essa pode ser uma ótima alternativa para aumentar a confiança de quem ainda não comprou do seu negócio.

Para usar tais depoimentos, você pode colocar em algum lugar de seu site novo os comentários positivos recebidos. Porém, vale solicitar autorização a cada pessoa para não correr riscos.

Assim, você melhora o posicionamento da sua marca, passa mais confiança a quem conheceu o seu negócio recentemente e garante a otimização dos lucros com a ajuda de um site bem feito.

Quais os benefícios de usar o site para sua empresa?

Agora que você já sabe como arrasar na criação do seu site novo, é importante conhecer quais os benefícios que a implementação dessas ideias pode trazer ao seu negócio. Veja, a seguir, quais as principais vantagens de investir em um site para sua marca.

Ganho de autoridade

Criar um endereço digital permite que a sua corporação passe a existir na internet. Isso significa que é possível cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio e permitir que ela seja facilmente encontrada por quem faz pesquisas nesse motor de busca.

Isso afeta diretamente o desempenho do negócio, pois essa presença digital contribui para o ganho de autoridade na sua região e facilita a entrada de novos clientes. Além disso, um site com todas as informações de contato e endereço também passa mais confiabilidade e segurança para quem pretende realizar uma compra por meio da sua loja virtual.

Melhoria de imagem

No seu site novo, é possível publicar conteúdos, notícias e informações relevantes sobre a empresa. Assim, sempre que o seu negócio se envolve com alguma atividade junto à comunidade, vale registrar e incluir essa participação nesse canal de comunicação.

Também é possível mostrar como é o dia a dia da corporação e usar o site para captar novos talentos para o preenchimento de vagas. Tudo isso contribui para criar uma imagem positiva da empresa no mercado e funciona para atrair mais clientes e parceiros.

Aumento de vendas

O aumento de vendas ocorre como uma consequência de todas as melhorias implementadas. Ao criar um site eficiente, uma loja virtual atualizada e oferecer um bom atendimento, o volume de vendas é naturalmente afetado.

Mesmo que você não consiga implementar as mudanças de uma vez só, é possível criar um caminho de melhorias gradativas que tornam o seu site ainda mais atrativo para os consumidores. Assim, é possível criar um ciclo positivo de desenvolvimento e ajuste do próprio negócio.

Entendeu como criar um site novo e ter sucesso nesse canal online em sua empresa? Por meio de nossas dicas é possível obter todas as vantagens que a internet pode oferecer. Além disso, ao aplicá-las, você fornece uma experiência mais agradável ao seu cliente, aumentando o nível de fidelização e otimizando os lucros da sua empresa.

Gostou do nosso artigo e quer continuar seus aprendizados? Então confira este artigo com 14 dicas para vender mais no e-commerce. Boas vendas!